A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

26/07/2016 16:00

Município faz campanha de doação de sangue para atender casos de emergência

Fernanda Yafusso

Uma campanha de doação de sangue será realizada nos dias 29 e 30 de julho em Rio Brilhante, a 163 quilômetros de Campo Grande. O objetivo é reforçar o estoque do banco para conseguir atender casos de emergência, pacientes que estão internados e os que possuem doença hematológicas, como por exemplo anemia.

A ação será das 13h às 17h30 no dia 29 e das 7h às 11h no dia 30. Os interessados devem levar um documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção, estar descansado e alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade, o limite para a primeira doação será 60 anos de idade, doações de sangue de menores entre 16 e 17 anos de idade podem ser aceitos com autorização do responsável legal e pesar mais de 55 Kg.

O biomédico da secretaria municipal de saúde de Rio Brilhante, Fábio Crestanello, orienta para que não consumam bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas antes da doação; não fumem uma hora antes e após; não estejam em jejum, mas evitem alimentos gordurosos e consumam líquidos em maior quantidade.

Quem não pode doar - Os que tiverem diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas.

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes como hemácias, plaquetas, plasmas e outros, e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para atender os casos de emergência.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions