ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Mutirão atende indígenas que não falam português em presídios do Estado

Durante o mutirão, indígena condenado a 24 anos e nove meses de reclusão conseguiu pedir revisão de pena

Gabrielle Tavares | 24/05/2022 17:07
Mutirão foi realizado em três unidades carcerárias no interior do Estado. (Foto: Divulgação/Defensoria Pública)
Mutirão foi realizado em três unidades carcerárias no interior do Estado. (Foto: Divulgação/Defensoria Pública)

Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou mutirão em unidades penais do Estado para verificar condições de indígenas encarcerados. Entre os dias 4 e 6 de maio, 65 indígenas foram atendidos no Estabelecimento Penal de Amambai, Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí e Estabelecimento Penal Feminino "Luiz Pereira da Silva", em Jateí.

De acordo com o coordenador do Nuspen (Núcleo Penitenciário), defensor público Cahuê Duarte e Urdiales, foi necessária a presença de intérpretes porque grande parte dos indígenas não compreendem o português.

“Durante a incursão nas unidades penais percebemos que as pessoas indígenas privadas de liberdade são extremamente introvertidas e pouco compreendem a língua portuguesa. A presença das intérpretes foi de vital importância para o desenvolvimento do trabalho”, apontou.

Na unidade penal de Amambai, a Defensoria encontrou o caso de um indígena condenado a 24 anos e nove meses de reclusão que conseguiu pedir revisão de pena.

“No atendimento, o assistido indígena pediu a revisão de sua pena e, ao analisar cuidadosamente o caso, encontramos elementos suficientes para entrar com um pedido de revisão de pena. Caso seja acolhido, ele poderá ter a pena reduzida para 20 anos”, explicou Cahuê Duarte.

Nos siga no Google Notícias