A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018

30/03/2012 11:28

Ônibus que leva tratamento contra o câncer já fez 1,2 mil atendimentos

Fabiano Arruda e Wendell Reis
Unidade móvel já atendeu 1,2 mil pacientes desde outubro do ano passado. (Foto: Marlon Ganassin)Unidade móvel já atendeu 1,2 mil pacientes desde outubro do ano passado. (Foto: Marlon Ganassin)

O Projeto de Prevenção do Câncer, um ônibus que leva atendimento contra a doença no interior do Estado, já fez 1,2 mil atendimentos desde outubro do ano passado.

Nesse intervalo, segundo o coordenador do projeto, Fabrício Colacino, foram feitos diagnósticos de câncer.

O porjeto deve ganhar destaque nacional por meio do programa do Jô Soares e no quadro do médico Dráuzio Varella, exibido no Fantástico.

A unidade móvel chamou atenção pelas atividades desempenhadas desde outubro do ano passado. Segundo o coordenador do projeto, Fabrício Colacino, até agora, foram atendidos 1,2 mil pacientes e realizados 50 diagnósticos de câncer.

As principais prevenções são contra o câncer de mama, colo do útero e de pele, explica. “Conseguimos baixar de 50% para 12% o diagnóstico de câncer avançado”.

Para isto, ele revela que o veículo conta com recursos de alta tecnologia e dispõe de consultório com centro cirúrgico para cirurgias de pequeno e médio porte, além de estrutura para realização para o exame “papanicolau”.

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou nesta manhã que vai mostrar o projeto na Casa Civil da Presidência da República. Segundo ele, a unidade móvel surpreende pela magnitude e os equipamentos existentes, que possibilitam alta resolutividade em qualquer município do Estado.

Governador André Puccinelli diz que mostrará projeto à Casa Civil. (Foto: Marlon Ganassin)Governador André Puccinelli diz que mostrará projeto à Casa Civil. (Foto: Marlon Ganassin)

“Pedi a oportunidade de mostrar, pois é o orgulho de gente nossa de fazer, a seu próprio esforço, coisas que o Governo deveria fazer”, frisou.

O ônibus leva atendimento, preferencialmente, a municípios que possuem índices baixos de prevenção do câncer como Corumbá, Naviraí, Bonito, Jardim, Rio Negro e Nova Alvorada do Sul.

O projeto social, parceria entre Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) e Hospital do Câncer Alfredo Abrão, tem equipe composta por mais de 80 pessoas.

O interior do veículo dispõe de 12 poltronas. As equipes que se deslocam nas viagens contam com dois médicos, quatro enfermeiros, além de auxiliares de enfermagem e técnicos em radiologia.

“Na cidade que visitamos o atendimento começa às 6h30 e se estende o dia todo”, pontua Colacino.

Governador assina convênio com Hospital do Câncer e entrega viaturas nesta manhã
A verba destinada ao hospital será R$ 750 mil imediatos e mais R$ 250 mil ao mês até o final da administração de Puccinelli O governador André Pucci...
Com mandado de prisão em aberto, pai fugiu após dar tiro acidental no filho
Com um mandado de prisão em aberto, Gerson Reinaldo da Silva de 44 anos, fugiu após atingir a cabeça do filho de 10 anos com o disparo acidental de u...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions