ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Operação Contágio mira fraude em compras para enfrentar pandemia

São 14 mandados de busca e 12 de fixação de medidas cautelares cumpridos em Dourados e Campo Grande

Helio de Freitas, de Dourados | 15/07/2020 08:58
Policiais do Gaeco na prefeitura; servidores não puderam entrar nas salas (Foto: Adilson Domingos)
Policiais do Gaeco na prefeitura; servidores não puderam entrar nas salas (Foto: Adilson Domingos)

As buscas que estão sendo feitas desde 6h desta quarta-feira (15) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, fazem parte da Operação Contágio, deflagrada para desvendar esquema envolvendo dispensa fraudulenta de licitação para compras de produtos e equipamentos voltados a enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Até ontem, a covid-19 matou 46 pessoas na cidade.

Veja o vídeo da operação:

A operação é coordenada pelas 16ª,   10ª,  11ª, 17ª Promotorias de Justiça de Dourados e Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado), com apoio do Bope e do Choque, grupos de elite da Polícia Militar.

De acordo com o Ministério Público, estão sendo cumpridos, em Dourados e na Capital, 14 mandados de busca e apreensão, além de 12 mandados com a fixação de medidas cautelares criminais contra os investigados – servidores públicos e particulares.

Entre as medidas estão afastamento dos cargos públicos e proibição de contratar com o poder público. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Dourados.

Viatura do Gaeco na casa de procurador (Foto: Ademir Almeida)
Viatura do Gaeco na casa de procurador (Foto: Ademir Almeida)

O objetivo da operação é desmantelar a organização criminosa que estaria atuando em diversas fraudes para dispensa de licitação na aquisição de produtos e equipamentos feitos pela prefeitura desde março deste ano, quando foi declarada a pandemia da covid-19.

Os nomes dos investigados e os locais das buscas não foram revelados, mas o Campo Grande News apurou que os mandados são cumpridos na Secretaria de Fazenda e na Procuradoria-Geral do Município, que funcionam no Centro Administrativo Municipal, e na Secretaria de Saúde.

As buscas também foram feitas na casa do atual procurador-geral do município, Sergio Henrique Pereira Martins de Araújo, localizada na Rua Joaquim Alves Taveira, no escritório de advocacia dele no centro da cidade e na casa da ex-secretária de Saúde Berenice Machado Souza, que deixou o cargo na semana passada.

Agentes do Gaeco vasculham documentos em sala na Secretaria de Fazenda (Foto: Adilson Domingos)
Agentes do Gaeco vasculham documentos em sala na Secretaria de Fazenda (Foto: Adilson Domingos)


Nos siga no Google Notícias