ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Operação da PF mira tráfico de cocaína com rota passando por Corumbá

Segundo a corporação, os criminosos ingeriam a droga na Bolívia e seguiam de ônibus até São Paulo

Por Clara Farias | 20/01/2026 07:24

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (20), uma operação que investiga o tráfico transnacional de cocaína, com cumprimento de mandados em Corumbá, a cerca de 420 quilômetros de Campo Grande. Conforme a corporação, os criminosos ingeriam a droga em cápsulas, saíam de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, entravam no Brasil por Corumbá e seguiam até São Paulo, onde expeliam a droga.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Polícia Federal deflagrou operação contra o tráfico transnacional de cocaína, com mandados em Corumbá (MS) e cidades paulistas. A investigação revelou que criminosos ligados ao PCC ingeriam cápsulas com drogas na Bolívia e as transportavam até São Paulo. A ação teve início em janeiro, após a prisão de 15 pessoas em Limeira (SP), incluindo dois adolescentes com documentos falsos e uma gestante. Foram apreendidos 17 quilos de cocaína e expedidos 12 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão.

A investigação teve início em janeiro deste ano, na cidade de Limeira (SP), quando 15 pessoas foram presas e 17 quilos de cocaína apreendidos. Entre os envolvidos estavam dois adolescentes que utilizavam documentos falsos e uma gestante.

Ao todo, são cumpridos 12 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão em cidades do Estado de São Paulo, como Piracicaba, Limeira, Americana, Santa Bárbara d’Oeste e a capital, além de Corumbá.

Segundo a Polícia Federal, os integrantes da organização criminosa são ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital), e parte dos investigados já se encontra presa em razão de mandados de prisão preventiva, flagrantes e condenações anteriores.

queOperação da PF mira tráfico de cocaína com rota passando por Corumbá
Equipe da Polícia Federal no cumprimento de um dos mandados (Foto: Divulgação)
Operação da PF mira tráfico de cocaína com rota passando por Corumbá
Raio-x mostra as capsúlas de cocaína ingeridas pela dupla (Foto: Divulgação/Arquivo)

Na semana passada, duas jovens bolivianas de 20 e 17 anos foram presas em uma fiscalização no Posto Esdras, em Corumbá, após terem confessados ter ingerido, cada uma, 102 cápsulas de cocaína. Casos como esse são frequentes, e registrados quase que diariamente na fronteira de Corumbá. As duas tentavam passar pela fronteira em um táxi clandestino.

Após confessarem estar com a droga no estomago, as jovens foram encaminhadas para a Santa Casa do município, onde exames confirmaram a presença de 2,2 quilos de drogas.