ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUINTA  04    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Operação em MS e RO prende bando que executou informante da polícia

Grupo atua no tráfico de drogas na região de Itaquiraí; três líderes e quatro empregados foram presos

Por Helio de Freitas, de Dourados | 04/12/2025 14:59
Operação em MS e RO prende bando que executou informante da polícia
Materiais apreendidos durante a operação que prendeu sete suspeitos e MS e RO (Foto: Divulgação)

Grupo criminoso apontado como autor do sequestro e assassinato de um informante da polícia foi desmantelado durante a Operação Trilha de Hermes, deflagrada terça-feira (2) pela Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) com apoio de outras forças policiais de Mato Grosso do Sul e de Rondônia. A ação durou dois dias.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Operação Trilha de Hermes, deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), resultou na prisão de sete pessoas suspeitas do sequestro e assassinato de um informante da polícia em Mato Grosso do Sul e Rondônia. A ação ocorreu na terça-feira (2) e durou dois dias. O grupo criminoso atuava no tráfico de drogas em Itaquiraí, a 405 km de Campo Grande. A vítima, Aldevan Pontes de Jesus, de 32 anos, desapareceu em junho após colaborar com investigações policiais. Durante a operação, foram apreendidos seis veículos de luxo, armas, munições e R$ 8 mil em espécie.

A quadrilha atua no tráfico de drogas tanto no perímetro urbano quanto na área rural de Itaquiraí, cidade a 405 km de Campo Grande, na região sul do estado.

Com antecedentes criminais e sendo monitorado por tornozeleira eletrônica, Aldevan Pontes de Jesus, de 32 anos, estava colaborando com investigações policiais quando desapareceu, em junho deste ano.

A polícia tem certeza de que ele foi sequestrado e assassinado, mas o corpo não foi localizado até agora. O último sinal emitido pela tornozeleira sobre sua localização apontou a área rural de Itaquiraí.

De acordo com o delegado Guilherme Scucuglia Cezar, chefe da Defron, os traficantes acreditavam que Aldevan estava passando informações sobre suas atividades criminosas e decidiram eliminá-lo. Ele não fazia parte do bando.

O desaparecimento do informante desencadeou as investigações que culminaram com a operação desta semana.

Operação em MS e RO prende bando que executou informante da polícia
Veículos apreendidos na Operação Trilha de Hermes (Foto: Divulgação)

Sete pessoas foram presas por suspeita de homicídio, ocultação de cadáver, sequestro, lavagem de capitais e organização criminosa armada. Cinco foram localizadas em Itaquiraí, uma em Naviraí e outra em Porto Velho (RO). Os nomes não foram divulgados. O oitavo envolvido conseguiu fugir e está sendo procurado.

Cinco foram alvos de mandados de prisão temporária e dois foram presos em flagrante pela posse de um revólver calibre 38, uma espingarda e 20 munições. Segundo a polícia, três alvos são os líderes da organização e se passavam por empresários. Os outros quatro são empregados do esquema criminoso.

As diligências ocorreram em Itaquiraí, Naviraí e na capital de Rondônia. Além dos mandados de prisão, foram cumpridas 12 ordens de busca e apreensão com apoio de delegacias da Polícia Civil de MS e de Rondônia e do DOF (Departamento de Operações de Fronteira).

Durante as buscas, foram apreendidos seis veículos de alto valor – uma Toyota Hilux 2022, um Fiat Titano 2024, um Corolla Cross 2021, uma Amarok 2013, outra Hilux 2021 e um quadriciclo Honda. Os policiais também apreenderam documentos, um notebook, 10 celulares e R$ 8 mil em espécie.

O delegado Alexandre Neves, que também participa das investigações, disse que os documentos e celulares serão periciados e poderão revelar novas provas para uma segunda fase da ação. O nome da operação faz referência ao deus Hermes na mitologia grega, apontado como mensageiro e patrono dos viajantes, dos atletas, dos poetas e dos ladrões.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.