ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Operação flagra capataz em condições de trabalho escravo e prende fazendeiro

Nyelder Rodrigues | 24/04/2013 22:54
Alojamento em que morava o trabalhador estava em condições precárias (Foto: Divulgação)
Alojamento em que morava o trabalhador estava em condições precárias (Foto: Divulgação)

Um trabalhador foi encontrado em condições de trabalho degradantes na fazenda São Lourenço, no distrito de Itahum, em Dourados. O fazendeiro foi preso por porte ilegal de arma.

Ele foi retirado do local pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), Polícia Federal, DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e Ministério do Trabalho.

Conforme o MPT, o homem era capataz do local, e vivia em situação precária, análoga a de escravo. O fazendeiro, Paulo Afonso Lima Lange, dono da Tropilha Crioula, foi preso por porte ilegal de arma.

Foram encontrados uma pistola Taurus calibre 357, de uso restrito, e espingarda calibre 32, nove cartuchos de calibre 28, cinco munições do calibre 357, 86 de calibre 22, dois de calibre 32 e um calibre 380 e mais um silenciador de pistola.

A operação conjunto foi feita na terça-feira (23). O trabalhador, de 49 anos, era submetido ao trabalho forçado, sendo ele coagido moralmente pelo patrão. Ele era o único empregado do local, e sozinho tomava conta das três áreas da fazenda, onde eram criados gado e cavalos crioulos.

O trabalho dele começava às 5h, e ia até às 21h, mesmo nos domingos e nos feriados. O homem já trabalhava há nove anos, e mesmo estando registrado em carteira, não recebia salário rotineiramente.

Segundo o trabalhador, o último pagamento foi feito em dezembro. Os valores chegavam a ser de apenas R$ 200 e R$ 300. Não havia proteção para o trabalhador, e mesmo tendo sofrido dois acidentes graves, ele não recebeu atendimento médico, nem ficou afastado para recuperação.

Nos siga no Google Notícias