ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Para incentivar vacinação no interior, vale até "shot santo" de vodka

Chapadão do Sul é o quinto município sul-mato-grossense que mais tem pessoas adultas que não se vacinaram

Guilherme Correia | 13/08/2021 09:57
Imagem aérea de Chapadão do Sul, município do interior de Mato Grosso do Sul. (Foto: Reprodução)
Imagem aérea de Chapadão do Sul, município do interior de Mato Grosso do Sul. (Foto: Reprodução)

Um bar em Chapadão do Sul, a 321 quilômetros de Campo Grande, decidiu fazer uma campanha para incentivar com que a população local se vacine contra a covid-19, oferecendo uma dose de bebida alcoólica, para os que comprovarem ter tomado o imunizante.

Segundo dados levantados ontem pelo Campo Grande News, o município é o quinto em todo Mato Grosso do Sul, que mais possui população adulta vacinável sem tomar a primeira dose, cerca de 6,2 mil.

"A iniciativa foi por conta da população, que muito esquecem de tomar a segunda dose, ou de vacinar mesmo", disse o proprietário do estabelecimento, de 32 anos, Luis Carlos Vieira. O "shot santo" é um drink próprio do estabelecimento, feito a base de vodka e licor. Ele será distribuído aos 50 primeiros que apresentarem comprovante de vacinação e documento pessoal hoje e amanhã.

A pergunta que alguns podem se fazer é se pode tomar bebida após a vacinação. Ainda que alguns especialistas recomendem cuidado, sobretudo com doses muito grandes, as quatro vacinas disponíveis no Brasil, Astrazeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer, não têm nenhuma contraindicação em suas bulas e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não emitiu nenhuma orientação nesse sentido.

Luis ainda não se vacinou por conta de uma condição médica, mas incentiva que a população receba o imunizante, sobretudo os mais jovens, para estarem mais protegidos e prevenir casos graves entre as pessoas que convivem por lá.

Por lá, para garantir o shot é preciso mostrar comprovante de vacinação e documento pessoal. (Foto: Reprodução)
Por lá, para garantir o shot é preciso mostrar comprovante de vacinação e documento pessoal. (Foto: Reprodução)

"Nos dias de vacinação, muitos não estão na cidade, alguns empregadores 'seguram' o funcionário para ir se vacinar, e, no geral, muita gente não consegue", opina.

Nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde local flexibilizou o horário dos pontos de imunização, com horários mais acessíveis, e a expectativa é de que cada vez mais pessoas consigam tomar o antígeno. "É um incentivo a mais, muitos jovens que gostam de sair à noite e agora podem ir mais protegidos", diz o proprietário do bar.

A prefeitura de Chapadão publicou material de divulgação intitulado "sextou, vacinou", para informar que toda a população de 18 anos ou mais possa se vacinar, em quaisquer ESFs da cidade, das 13h às 20h, enquanto houver doses disponíveis.

Incentivo - Outros lugares do Brasil fizeram ações semelhantes a essa - em Campo Grande, até mesmo casas da swing incentivaram a população a se vacinar. Ainda na Capital, a própria prefeitura municipal decidiu incentivar a vacinação do público mais jovem ao realizar eventos nos pontos de imunização.

Em todo Mato Grosso do Sul, 86,2% da população adulta tomou a primeira dose, enquanto 49,2% foram imunizados. Já em relação ao total de habitantes, que inclui as crianças e adolescentes, cerca de 64% tomou ao menos uma dose e 36,5% se imunizou.

Nos siga no Google Notícias