ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Para zerar filas, ação realiza cirurgias de diferentes especialidades de graça

Expedição levará profissionais e acadêmicos de medicina para atender pacientes de 5 municípios no interior do Estado

Liniker Ribeiro | 29/06/2019 20:43
Um dos equipamentos usados em procedimentos realizados durante ação (Foto: Divulgação)
Um dos equipamentos usados em procedimentos realizados durante ação (Foto: Divulgação)

Profissionais e acadêmicos da área da saúde realizam a partir de hoje (29) atendimentos, incluindo procedimentos cirúrgicos, para pacientes do município de São Gabriel do Oeste – a 140 quilômetros da Capital. As atividades fazem parte do projeto Expedição Cirúrgica da USP (Universidade de São Paulo).

Até o dia 4 de julho, equipe formada por 67 profissionais, entre acadêmicos, cirurgiões, anestesiologistas, patologistas e radiologistas, estarão na cidade com objetivo de zerar as filas em diferentes especialidades, como ginecológicas, hernias, vesículas, entre outras.

A estimativa é que 90 cirurgias sejam realizadas em pacientes selecionados durante triagem realizada em abril. Além de São Gabriel do Oeste, pacientes de municípios na região (Rio Verde de Mato Grosso, Camapuã, Bandeirantes e Pedro Gomes) estão entre os selecionados.

Conforme a secretária de Saúde do município, Michele Paupério, a expedição só termina com a alta de todos os pacientes operados. “Ainda vamos receber toda parte educacional com atividades e treinamento dos nossos profissionais”, ressalta.

Expedição - O projeto idealizado pela USP tem objetivo de atender um dos mais graves problemas de saúde do país, que é a concentração de médicos na região Sudeste, em detrimento de outras localidades brasileiras que enfrentam dificuldades para contratar cirurgiões especializados.

Diante, desse cenário, a equipe busca atender às demandas de município por meio de parcerias com o poder público local. O diferencial é levar estudantes do curso de Medicina que são selecionados para participar de todas as etapas da expedição, contribuindo para o aprendizado na profissão em diferentes cenários.

Nos siga no Google Notícias