ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Paraguai propõe ao Brasil financiar construção de ponte ligando a MS

Ministro de Obras Públicas e Comunicações disse que governo paraguaio vai mandar proposta ao Brasil, para bancar a obra

Helio de Freitas, de Dourados | 09/05/2018 16:24
Projeto do governo paraguaio é ligar San Lázaro a MS com uma ponte sobre o Rio Apa (Reprodução/Google)
Projeto do governo paraguaio é ligar San Lázaro a MS com uma ponte sobre o Rio Apa (Reprodução/Google)

O governo do Paraguai quer bancar a construção de uma ponte ligando aquele país a Mato Grosso do Sul. O projeto está orçado de 6 milhões a 8 milhões de dólares e prevê a ligação entre San Lázaro, no Departamento de Concepción, ao município de Porto Murtinho, sobre o Rio Apa.

A informação foi dada hoje (9) pelo ministro de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, Ramón Giménez Gaona. À agência internacional de notícias EFE, Gaona disse que a proposta será encaminhada ao ministro dos Transportes brasileiro, Valter Casimiro Silveira, em encontro que mantêm no dia 17 deste mês, em Brasília (DF).

De acordo com o governo paraguaio, a ponte terá extensão de 200 metros. O projeto é apontado pelo país vizinho como estratégico para ampliar a ligação terrestre entre as duas nações e facilitar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste brasileiro pela hidrovia Paraguai-Paraná.

Também para a agência EFE, o diretor de Planejamento Viário do Paraguai, Félix Zelaya, disse que o governo de seu país quer financiar 100% da ponte “porque é uma obra do nosso interesse”. Segundo ele, por ser “uma obra pequena”, o cofre paraguaio tem condições de bancar o valor.

Com a ponte sobre o Rio Apa, o governo paraguaio espera concluir o projeto de integração naquela região do país, que inclui uma estrada já pavimentada até Vallemí e agora trabalha na ligação dessa cidade com San Lázaro.

O diretor de Planejamento Viário também lembrou que o Governo do Paraguai, através da Chancelaria, apresentou ao Brasil uma minuta de acordo de proposta na qual oferecia o financiamento desta ponte.

Ramón Gaona disse que também vai discutir com o colega brasileiro o projeto de construção da ponte sobre o Rio Paraguai, ligando Carmelo Peralta a Porto Murtinho.

O governo paraguaio tem outros dois projetos de ligação terrestre com o Brasil, o que ampliaria o número de pontes entre os dois países para cinco, já que atualmente existe apenas a Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad del Este.

Nos siga no Google Notícias