ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Paraguaios são flagrados trabalhando em condições precárias em Naviraí

Luciana Brazil | 24/03/2014 09:09

Mais de 30 trabalhadores paraguaios foram encontrados em uma fazenda de Naviraí, a 366 quilômetros de Campo Grande, trabalhando em condições degradantes na colheita de mandioca.

Os estrangeiros eram das cidades paraguaias de Vaqueria, Cidade de Leste, Caaguaçu e Capivari.

Conforme o site Ponta Porã Informa, os 33 trabalhadores foram flagrados pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) no último dia 7 deste mês, na fazenda Ponta Grossa.

Os estrangeiros, que não tinham registro na carteira, trabalhavam sem equipamentos de proteção individual.

A situação mais grave foi verificada nos alojamentos. A maior parte dos paraguaios, 23, estava em um barracão de madeira em condições precárias de higiene e limpeza, com apenas um banheiro.

O restante estava em uma casa de alvenaria sem janelas, com instalações elétricas inadequadas.

As refeições eram preparadas pelos próprios trabalhadores e o valor dos mantimentos, adquiridos pelo patrão em outra cidade, era descontado do pagamento dos empregados.

A fazenda onde os estrangeiros foram encontrados era arrendada por Cleodir Cesar de Campos, produtor do estado do Paraná. O procurador do trabalho Cícero Rufino, em audiência no MPT, no dia 14 de março, em Campo Grande, ouviu o advogado da fazenda e o produtor, que foram intimados a tomar providências urgentes para regularizar a situação.

O relatório da investigação, contendo o laudo pericial, será encaminhado à unidade do MPT em Dourados, que abrange o município de Naviraí, onde se localiza a fazenda, para as providências cabíveis, tais como assinatura de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) ou ajuizamento de ação civil pública.

Nos siga no Google Notícias