ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Passagem de caminhões está suspensa na Estrada Parque

Caminhoneiros estariam desrespeitando a orientação do uso de rotas alternativas e a principal entrada para o Pantanal pode ser bloqueada

Danielle Valentim | 29/03/2018 09:18
(Foto: Edemir Rodrigues/Governo do Estado)
(Foto: Edemir Rodrigues/Governo do Estado)

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) mantém o alerta sobre as condições de tráfego na MS-184, conhecida como Estrada Parque, entrada para o Pantanal. A via corre risco de ser bloqueada, caso os caminhões com bois ou outras cargas continuem passando pelo trecho. A orientação para acesso à região abrange rotas pela BR-262, MS-432 (distrito de Albuquerque) e MS-228.

O tráfego na MS-184 está autorizado apenas para veículos pequenos (caminhonetes e de passeio), conforme o chefe da Agesul em Corumbá, Luiz Mário Anache. Segundo ele, o problema se arrasta há duas semanas devido aos estragos causados pela cheia dos rios Aquidauana e Miranda.

Uma das pontes (de vazão) de madeira, a nº 4, está danificada, e a água corrente sobre a estrada afetou a pista, principalmente em trechos sem cascalho.

O técnico da Agesul explica que a passagem de caminhões agrava a situação, que já é crítica em alguns trechos com o surgimento de bitolas e buracos.

Na altura da porteira de entrada da fazenda São Bento, dois veículos pesados e não carregados ficaram retidos em atoleiros e a tendência é a interrupção da pista caso permaneça o tráfego de caminhões. “Trechos de cascalhos também foram lavados pela água e não suportarão essa pressão”, disse.

Suspensão - No dia 16 de março, a Agesul decidiu suspender o tráfego de caminhões na MS-184 com a chegada das águas do último transbordamento dos rios Aquidauana e Miranda, que cobriram parcialmente a estrada.

A Agência orientou os caminhoneiros a usarem o desvio pela MS-432 (entrada pela BR-262, 10 km após a ponte sobre o rio Paraguai) até a MS-228, que se interliga à MS-184 na região conhecida como Curva do Leque. A medida continua em vigor.

Fluxo de turistas - Com a aproximação do feriado da Semana Santa, o Governo do Estado realiza há uma semana serviços de raspagem para manutenção da pista da MS-184, no trecho entre o entroncamento com a BR-262 e MS-228, para atender, em especial, o acesso de veículos pequenos às fazendas e o fluxo de turistas, que deve aumentar neste fim de semana às pousadas e pesqueiros. A manutenção é importante para impedir também maiores danos à estrada, segundo a Agesul.

Nos siga no Google Notícias