ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Pavão aparece com respirador em foto, mas equipamento estava errado

Foto divulgada por advogados de defesa tenta sensibilizar juíza a autorizar transferência de traficante para clínica particular

Helio de Freitas, de Dourados | 27/01/2017 11:59
Respirador foi colocado “de cabeça para baixo”, segundo especialistas (Foto: ABC Color)
Respirador foi colocado “de cabeça para baixo”, segundo especialistas (Foto: ABC Color)

Para tentar convencer a Justiça do Paraguai a autorizar a transferência do brasileiro Jarvis Gimenez Pavão para uma clínica particular, advogados que defendem o narcotraficante internacional divulgaram uma foto em que ele aparece usando um respirador. Entretanto, segundo a imprensa paraguaia, o equipamento estava errado, foi colocado “de cabeça para baixo”.

Na semana passada, a defesa de Pavão, que cumpre oito anos de prisão por lavagem de dinheiro no Paraguai, pediu autorização da Justiça para a remoção dele da cela onde está recolhido em Assunção para uma clínica. A intenção seria tratar um quadro de isquemia cerebral e apneia do sono.

A foto de Pavão usando o respirador circulou ontem (26) nos meios de comunicação. O jornal ABC Color, o mais influente do Paraguai, consultou especialistas que afirmaram que o equipamento estava errado, ou seja, não tinha nenhuma função.

Pavão está condenado a quase 20 anos de prisão por narcotráfico em Santa Catarina e enfrenta um pedido de extradição feito pela Justiça brasileira.

Ele também é acusado pela polícia paraguaia de ter se associado ao PCC (Primeiro Comando da Capital) para matar Jorge Rafaat Toumani, até então o chefe do crime organizado na fronteira. A intenção era assumir o controle do narcotráfico na linha entre Brasil e Paraguai.

Os advogados dele afirmam que Pavão corre risco de morte se não for internado em um local apropriado para fazer o tratamento, já que a cela em que está recolhido, na sede de um grupo de elite da Polícia Nacional, não possui tais condições.

A juíza Lourdes Scura, que analisa o pedido, já pediu a avaliação de uma junta médica antes de tomar a decisão. Ela já solicitou informações ao chefe do grupo de elite responsável pela custódia do narcotraficante sobre as condições de segurança para uma eventual transferência.

Uma noite basta – Além do equipamento errado, especialistas procurados por jornais paraguaios afirmam que basta uma noite de observação para definir o tratamento de uma pessoa que tem apneia do sono.

À rádio ABC Cardinal, o médico Luis Montaner disse que Pavão precisaria ficar apenas uma noite na clínica, para determinar que tipo de apneia ele sofre e definir o tratamento, que pode ser feito em qualquer lugar, com equipamento portátil.

Já a isquemia cerebral é tratada com remédios, segundo outros médicos, que pediram para não serem citados, temendo represálias.

Nos siga no Google Notícias