ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Sócio do PCC no Paraguai, Pavão quer ser internado para tratar apneia

Narcotraficante brasileiro pediu à Justiça autorização para fazer tratamento em clínica; Brasil tenta extradição há dois anos

Helio de Freitas, de Dourados | 25/01/2017 11:52
Jarvis Pavão está preso na sede de grupo de elite da polícia do Paraguai (Foto: ABC Color)
Jarvis Pavão está preso na sede de grupo de elite da polícia do Paraguai (Foto: ABC Color)

O narcotraficante brasileiro Jarvis Gimenez Pavão, que está preso em Assunção, capital do Paraguai, pediu autorização à Justiça daquele país para ficar 12 dias internado em uma clínica particular. Apontado como mandante do assassinato de Jorge Rafaat, Pavão firmou sociedade com o PCC (Primeiro Comando da Capital) para eliminar os adversários e juntos assumirem o controle do crime organizado na fronteira.

Seus advogados de defesa tentam convencer os juízes paraguaios que Pavão sofre de isquemia cerebral e apneia. Segundo eles, o narcotraficante tem cada vez mais crises constantes e agudas, devido à falta de tratamento. O local onde é mantido também agrava a situação, pois não teria ventilação adequada, segundo a defesa.

Em julho do ano passado, um mês após a morte de Rafaat, o governo paraguaio mandou transferir Pavão do presídio de Tacumbú para a sede de um grupo especializado da Polícia Nacional. Havia suspeita de que ele planejava uma fuga usando dinamite para explodir o muro da cadeia.

Depois que foi transferido, a polícia descobriu que o brasileiro vivia em um espaço luxuoso com banheiro privativo, ar condicionado, sala de reuniões e cozinha, que ele tinha mandado construir dentro do presídio.

A juíza de execução Lourdes Scura solicitou um parecer de uma junta médica antes de decidir sobre o pedido de Pavão, que cumpre pena por lavagem de dinheiro no Paraguai. A recomendação é que ele seja tratado imediatamente.

“O Sr. Jarvis Chimenes Pavão tem uma doença que é a principal causa de morte súbita e risco de acidente vascular cerebral, se não for tratado em ambiente adequado”, afirma o parecer, divulgado hoje pelo jornal ABC Color.

A clínica em que será feito o tratamento já foi definida, mas a data em que Pavão será transferido para lá é mantida em sigilo.

Condenado em três processos por narcotráfico no Brasil, Jarvis Pavão, que é natural de Ponta Porã, enfrenta dois pedidos de extradição feitos pela Justiça brasileira, o primeiro apresentado há dois anos.

Nos siga no Google Notícias