ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Pedrossian trouxe rede de energia que desenvolveu Dourados, diz ex-prefeito

José Elias Moreira cita legado deixado por mentor político que o fez ser primeiro candidato a governador de Dourados na história de MS

Helio de Freitas, de Dourados | 22/08/2017 11:45
Estádio Douradão foi construído no governo de Pedro Pedrossian (Foto: Franz Mendes)
Estádio Douradão foi construído no governo de Pedro Pedrossian (Foto: Franz Mendes)

O desenvolvimento econômico que consolidou Dourados como a maior importante cidade do interior de Mato Grosso do Sul está diretamente ligado à atuação política do ex-governador Pedro Pedrossian. A avaliação é do ex-prefeito, ex-deputado federal e atual secretário municipal de Planejamento, José Elias Moreira.

Além das grandes obras, como o estádio Douradão, Zé Elias lembra que foi Pedrossian que trouxe a rede de energia elétrica para Dourados, em 1969, quando a cidade era iluminada por dois geradores.

“Foi o Pedro que encarou o desafio de trazer a rede de energia de Urubupungá (SP) para Dourados numa época que a cidade tinha dois motores que às 10 horas da noite eram desligados e virava um breu danado. Foi uma grande alavanca para o nosso desenvolvimento”, afirmou José Elias, que na época era engenheiro do Incra.

José Elias afirma que Pedrossian ajudou a implantar o curso de agronomia que deu início à unidade da UFMS em Dourados e foi o principal articulador da Uems (Universidade Estadual de MS), cuja sede fica na segunda maior cidade do estado.

Pedrossian também teve, segundo o ex-prefeito, papel fundamental no saneamento de Dourados. “Foi no governo do Pedro que começaram os projetos para trazer água do Rio Dourados para cá”.

José Elias Moreira teve Pedrossian como mentor político (Foto: Divulgação)
José Elias Moreira teve Pedrossian como mentor político (Foto: Divulgação)

Candidato ao governo – José Elias Moreira afirma que o ex-governador foi seu mentor político. Ele lembra que em 1982, Pedrossian o tornou o primeiro representante de Dourados candidato ao governo do Estado. O ex-prefeito saiu candidato pelo PDS e foi derrotado por Wilson Barbosa Martins, que disputou pelo PMDB.

“Foi através do Pedro que Dourados teve, pela primeira vez na história, a oportunidade de lançar um candidato a governador. Perdi a eleição por 20 mil votos para o hoje meu amigo, doutor Wilson”, afirmou José Elias. “Foi meu líder, meu orientador político, que deixa um legado muito grande e muitos amigos em Dourados”.

Outro fato político que entrou para a história de Dourados envolveu o ex-prefeito e atual vereador Braz Melo. Em 1982, Pedrossian apoiou Braz, até então um desconhecido engenheiro da Sanesul, como candidato a prefeito.

A eleição também teve como candidatos Sultan Rasslan, João Totó Câmara e Luiz Antonio Gonçalves, que foi eleito. O candidato de Pedrossian ficou em quarto. Seis anos depois, Braz Melo derrotou Zé Elias e foi eleito prefeito de Dourados pela primeira vez – a segunda foi em 1996.

Nos siga no Google Notícias