ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Pela segunda vez no ano, avião da FAB vai a Dourados captar órgãos

Nyelder Rodrigues e Helio de Freitas, de Dourados | 10/03/2017 00:15
Avião da FAB chegou por volta de 1h a Dourados para levar órgãos (Foto: Divulgação)
Avião da FAB chegou por volta de 1h a Dourados para levar órgãos (Foto: Divulgação)

Uma equipe de captação de órgãos para transplantes foi enviada à Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - para fazer a captação de órgãos de uma paciente que morreu e tem tecidos para doação. Essa é a segunda vez que acontece o procedimento em Dourados.

Na primeira vez, as equipes retiraram os órgãos do guarda municipal Roberto Aparecido Ramos, que teve morte cerebral declarada em janeiro após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). O procedimento foi realizado no dia 11 daquele mês.

Já a doadora agora é Jandira Gonçalves Silva Martins, de 39 anos. Ela
é da cidade de Antônio João, e deu entrada no Hospital da Vida em Dourados no sábado (4), também vítima de um AVC. A morte cerebral dela foi decretada na quarta-feira (8).

Diante da situação e da possibilidade de doação, novamente uma equipe de São Paulo foi enviada em um avião da FAB à Dourados. Os médicos devem chegar ainda nesta madrugada ou logo nas primeiras horas da manhã de sexta-feira (10).

Os especialistas vão avaliar quais órgãos ainda estão em condições de serem transplantados em outras pessoas. A Central Nacional de Regulação de Transplantes fará o procedimento de retirada no próprio Hospital da Vida.

O transporte de órgãos passou a ser feio pela FAB após o presidente Michel Temer (PMDB) assinar um decreto no ano passado, autorizando o serviço. No caso de Roberto, foram doados fígado, córneas e rins.

O fígado foi enviado para transplante no Acre, enquanto as córneas foram para Campo Grande e os rins para São Paulo. O coração e o pulmão não foram retirados porque não haveria tempo para o transplante e os órgãos suportam no máximo quatro horas fora do corpo para seguir em condições de transplante.

Nos siga no Google Notícias