ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

PF mantém sigilo sob investigação de atentado contra índios em Miranda

Aline dos Santos | 16/06/2011 09:48
Ômibus escolar sofreu atentado no começo do mês.
Ômibus escolar sofreu atentado no começo do mês.

A PF (Polícia Federal) mantém sob sigilo as investigações sobre o ataque à bomba contra um ônibus escolar na aldeia Cachoeirinha, em Miranda. O inquérito foi instaurado na última semana.

O prazo para conclusão é de 30 dias, mas pode ser prorrogado. Conforme a assessoria de imprensa da PF (Polícia Federal), as informações serão divulgadas após a conclusão do procedimento.

O atentado ao ônibus, que transportava cerca de 30 indígenas que estudam em Miranda, ocorreu na noite de 3 de junho. A bomba caseira foi jogada na frente do veículo, onde fica localizada a única porta do ônibus.

Feridos em estado grave foram trazidos para a Santa Casa de Campo Grande. O motorista Laércio Xavier Correia sofreu queimaduras de 2º e 3º grau. Também sofreram queimaduras graves os indígenas Lurdivane Pires, Rosana de Oliveira Martins e o adolescente Edson Vieira Leite. Rosana teve alta no último dia 10, os demais seguem internados.

O caso começou a ser investigado pela Polícia Civil de Miranda e foi repassado para a PF.

Disputa - Os índios lutam pela ampliação da aldeia Cachoeirinha. A portaria do Ministério da Justiça reconhecendo a área indígena é de 2007. Desde então, há uma guerra judicial e diversas ocupações em busca da posse das terras.

No ano passado, o procedimento administrativo de demarcação foi parcialmente suspenso por decisão liminar proferida pelo ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

A Funai (Fundação Nacional do Índio) chegou a depositar R$ 1,3 milhão em juízo, referente ao valor das benfeitorias. Mas os proprietários não aceitaram o acordo e recorreram. Uma das propriedades em disputa é a fazenda Petrópolis, que pertence à família do ex-governador Pedro Pedrossian.

Nos siga no Google Notícias