ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Interior

PF mira quadrilha de "coiotes" que atravessa haitianos na fronteira

Cinco pessoas foram presas durante segunda fase da Operação FO M’ALE

Dayene Paz | 03/12/2021 09:44
Haitianos atrevessando por trilha entre Corumbá e Bolívia. (Foto: Divulgação/PF)
Haitianos atrevessando por trilha entre Corumbá e Bolívia. (Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (03), cinco pessoas envolvidas na travessia ilegal de haitianos, na fronteira entre Brasil, por Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande, e Bolívia. Também foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão no desdobramento da Operação FO M’ALE II.

De acordo com a PF, a investigação atual é um desdobramento da operação de mesmo nome deflagrada em agosto deste ano. A polícia apurou que mesmo depois da ação que levou quatro homens para a delegacia, um novo grupo criminoso começou a atuar.

Conforme investigação, eles articulavam um esquema de travessia de haitianos pelo local conhecido como “Trilha do Gaúcho”, na divisa do Brasil com a Bolívia. Nos períodos da manhã e noite, os suspeitos buscavam meios de atravessar ilegalmente os migrantes, entre eles, diversas crianças e mulheres grávidas, sempre exigindo alta quantia em dinheiro.

Local onde haitianos ficavam antes de cruzar a fronteira. (Foto: Divulgação, PF)
Local onde haitianos ficavam antes de cruzar a fronteira. (Foto: Divulgação, PF)

Já dentro da trilha, os estrangeiros eram auxiliados por “carregadores” bolivianos, que tinham a função de mostrar o percurso até o território do país vizinho, além de prestar apoio no transporte das malas dos haitianos, mediante o pagamento de valores abusivos.

Ainda, de acordo com a PF, em ocasiões em que os chamados “coiotes” foram acompanhados pelos policiais, foi possível observar que, ao menos uma vez, haitianos foram abandonados no meio da rua, após os criminosos perceberem a aproximação da polícia. Os presos na ação de hoje poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa.

A operação chamou-se FO M’ALE em alusão a uma expressão em idioma Creole, falado no Haiti. Esta expressão significa “preciso ir embora” em tradução livre e aduz a vontade destas pessoas em deixarem o país  de origem em busca de novas oportunidades em países como Chile, México e Estados Unidos.

Nos siga no Google Notícias