ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

PF busca “coiotes” que faziam travessia ilegal de haitianos

Durante a investigação, que durou alguns meses, foram flagradas a saída de cerca de 150 haitianos por dia

Viviane Oliveira | 31/08/2021 10:41
Haitianos atrevessando por trilha. (Foto: Divulgação/PF)
Haitianos atrevessando por trilha. (Foto: Divulgação/PF)

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta terça-feira (31), a Operação FO M’ALE, para combater crimes de migração ilegal praticados por despachantes de viagens e empresários do ramo, em Corumbá, distante 419 quilômetros de Campo Grande.

Durante a apuração, que durou alguns meses, foram flagradas a saída de cerca de 150 (cento e cinquenta) haitianos a cada dia pela trilha. Segundo a PF, a investigação começou depois de denúncias de que uma pessoa estava agindo como “coiote” e facilitando, por meio de pagamento, a migração ilegal de haitianos pela fronteira Brasil/Bolívia.

O grupo criminoso atuava explorando esquema de travessia de haitianos pelo trecho conhecido como “Trilha do Gaúcho”, na divisa do Brasil com a Bolívia. Nos períodos da manhã e noite, estes despachantes buscavam meios de atravessar os migrantes, entre eles, diversas crianças e mulheres grávidas, sempre exigindo dinheiro para tal fim.

Já dentro da trilha, os estrangeiros eram auxiliados por “carregadores” de nacionalidade boliviana, que tinham a função de mostrar o percurso correto até o território do país vizinho, além de prestar apoio no transporte das malas dos haitianos.

A ação de hoje contou com a participação de policiais federais de município, que cumpriram um mandado de prisão e quatro de busca e apreensão. Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa. O nome da operação em idioma Creole, falado no Haiti, significa "preciso ir embora” e mostra a vontade dessas pessoas em buscarem novas oportunidades em países como Chile, México e Estados Unidos.

Família de haitianos aguardam no Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Família de haitianos aguardam no Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

“Sonho americano” – Em julho, o Campo Grande News publicou reportagem sobre a presença constante de haitianos no entorno do Aeroporto Internacional de Campo Grande. 

Um deles, Jean Fritzer Gilsait, de 36 anos, revelou que a intenção é chegar aos Estados Unidos, mesmo que seja para “lavar louça”.

Ele revelou que a intenção, à época, era entrar na Bolívia por Corumbá e depois, seguir por Peru, Colômbia e México até chegar em Miami, nos Estados Unidos.

Nos siga no Google Notícias