ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUINTA  29    CAMPO GRANDE 13º

Interior

PF prende traficantes que usam aeronaves para levar cocaína da fronteira

Seis dos nove mandados de prisão preventiva foram cumpridos nesta quarta-feira em MS e outros 4 estados

Por Helio de Freitas, de Dourados | 28/05/2025 10:39
PF prende traficantes que usam aeronaves para levar cocaína da fronteira
Agente da PF confere documentos em um dos endereços onde foram cumpridos mandados (Foto: Divulgação)

Narcotraficantes que utilizam aeronaves para enviar cocaína da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai para outros estados brasileiros são alvos nesta quarta-feira (28) da Operação Tango Down, deflagrada pela Polícia Federal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Polícia Federal desmantela quadrilha de tráfico internacional de drogas. Operação Tango Down cumpre mandados em cinco estados e prende seis envolvidos no transporte de cocaína do Paraguai para o Brasil. Investigação iniciada em 2019 após apreensão de helicóptero com drogas. Quadrilha utilizava aeronaves para distribuição da cocaína. Apreensões ao longo da investigação somam 27 toneladas de maconha, mais de uma tonelada de cocaína, e duas aeronaves. Operação resultou na apreensão de veículos de luxo e armas de fogo. Três investigados continuam foragidos.

Nove mandados de prisão preventiva e onze de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal estão sendo cumpridos em MS, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As investigações são conduzidas pela Delegacia da PF em Naviraí.

Em Mato Grosso do Sul, os mandados foram cumpridos em Amambai, a 351 km de Campo Grande. Os outros alvos são em Alvorada do Sul, Marinela e Porecatu no Paraná; Mogi-Guaçu e Araçatuba em São Paulo; Barra Funda (RS) e São Bento do Sul (SC).

Na ação desta quarta-feira, 50 policiais federais atuaram no cumprimento das ordens judiciais. Seis pessoas com prisão preventiva decretada foram capturadas e três investigados permanecem foragidos. Também foram apreendidos veículos, entre eles caminhonetes, SUV e sedans de luxo, e duas armas de fogo.

PF prende traficantes que usam aeronaves para levar cocaína da fronteira
Armas e munições apreendidas durante as buscas (Foto: Divulgação)

Conforme a PF, as investigações começaram em 2019, após a apreensão de um helicóptero carregado com cocaína, em ação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Militar no município de Naviraí. Investigação desencadeada após a apreensão revelou esquema estruturado, com uso recorrente de aeronaves para o transporte de drogas oriundas do Paraguai.

Ao longo das investigações, foram apreendidas 27 toneladas de maconha, 1.177 quilos de cocaína, 2.347 quilos de skunk, além da apreensão de duas aeronaves e sete prisões em flagrante.

Entre as apreensões de cargas enviadas pela quadrilha estão 500 quilos de cocaína interceptados em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), em janeiro de 2023, operação que teve apoio da Força Aérea Brasileira e forças policiais locais.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias