ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Prefeita decreta intervenção em fundação investigada por fraude

Decreto de intervenção assinado por Délia Razuk tenta evitar colapso no funcionamento do Hospital da Vida e UPA

Helio de Freitas, de Dourados | 13/06/2019 11:05
Hospital da Vida, que atende pacientes de 33 municípios, é administrado por Fundação de Saúde (Foto: Divulgação)
Hospital da Vida, que atende pacientes de 33 municípios, é administrado por Fundação de Saúde (Foto: Divulgação)

Para tentar evitar colapso no atendimento de saúde a 800 mil pacientes de 33 municípios, a prefeita de Dourados Délia Razuk (PR) decretou intervenção na Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde), responsável pelo gerenciamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e do Hospital da Vida, maior unidade de urgência e emergência do interior.

Alvo de investigações do Ministério Público e da Polícia Federal por suspeita de fraude na contratação de serviços de lavanderia e na compra de marmita, a Funsaud tem uma dívida milionária com fornecedores. Só com a empresa que gerencia os 20 leitos de UTI do hospital são pelo menos R$ 10 milhões atrasados.

No decreto publicado na edição de hoje (13) do Diário Oficial do Município, a prefeita da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul afirma que a intervenção tem como objetivo o saneamento da gestão administrativa do hospital e da UPA e elaboração de um plano de recuperação para garantir o atendimento à população.

Como interventora, a prefeita nomeou a secretária municipal de Saúde Berenice de Oliveira Machado de Souza e como coordenadora geral da intervenção a consultora em gestão de saúde Maria Izabel de Aguiar.

Berenice e Maria Izabel receberam amplos poderes para exercício de todas as atribuições e funções da diretoria executiva. As duas vão requisitar, gerir e utilizar os recursos destinados à Funsaud, podendo movimentar a conta bancária já existente ou abrir outras para uso exclusivo dos recursos públicos repassados.

Também caberá à coordenadora e à interventora movimentar, admitir e demitir empregados, bem como gerenciar toda a administração de pessoal; fazer contratação temporária de pessoal em caráter excepcional e estabelecer as medidas necessárias ao pleno funcionamento da fundação, inclusive mediante instalação de auditorias.

Berenice e Maria Izabel receberam da prefeita autonomia para firmar e rescindir convênios e contratos, comprar equipamentos, medicamentos, insumos e suprimentos, inclusive com a utilização da hipótese de dispensa de licitação por emergência.

As duas também terão de elaborar o plano de recuperação da gestão, dos direitos e obrigações da fundação e dos investimentos futuros. Todos os atuais membros da diretoria executiva da Funsaud foram exonerados pelo mesmo decreto.

De acordo com a prefeita douradense, a atual situação financeira da Fundação de Serviços de Saúde poderia provocar abalo da ordem pública e agravamento da situação se nenhuma medida mais drástica não fosse adotada. O decreto de intervenção é assinado por Délia Razuk e pelo procurador-geral do município, Sergio Henrique Pereira Martins de Araújo.

Nos siga no Google Notícias