ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Prefeito de Corumbá espera decreto de emergência para, no máximo, 48h

Cortina de fumaça formada na cidade causa problemas respiratórios e atendimentos aumentam em 40% nos postos de saúde

Maressa Mendonça e Tainá Jara | 11/09/2019 16:01
Combate ao fogo na zona rural de Corumbá. (Foto: Prevfogo)
Combate ao fogo na zona rural de Corumbá. (Foto: Prevfogo)

A fumaça das queimadas que ocorrem em Corumbá, distante a 419 km de Campo Grande, aumentou em 40% o número de atendimentos nos postos em decorrência de problemas respiratórios. Com isto, o prefeito Marcelo Iunes (PSDB) espera que o Governo do Estado publique, em até 48 horas, decreto sobre a situação de emergência no município. A ideia é reivindicar liberação de recursos federais para tentar resolver a questão.

Iunes está em Campo Grande nesta quarta-feira (11), onde participa de reunião sobre questões relacionadas às demarcações dos municípios de Ladário e Corumbá. Em entrevista ao Campo Grande News, ele disse que “se não tiver ajuda do Governo Federal vai ficar muito difícil” resolver a questão das queimadas no município.

Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a cidade pantaneira lidera o ranking de queimadas no Brasil, com 3.137 focos. Além do decreto de emergência, a ideia é pedir auxílio do Exército para combater as chamas. Segundo Iunes, hoje são 30 homens do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), além de bombeiros e servidores da Defesa Civil trabalhando no combate, mas o número é insuficiente.

Outra questão citada pelo prefeito é a sobrecarga da rede de saúde. “É prejuízo para o município porque estamos gastando mais com médico, mais com remédio e tem comprar”, disse, reforçando a ideia de “fazer o que está ao alcance”, mesmo se tratando de uma responsabilidade também de outras esferas: estadual e federal.

Sobre a “cortina de fumaça” formada em decorrência das queimadas, Iunes comentou que a situação é ainda pior nas proximidades da Bolívia, país na fronteira com o município pantaneiro. “ É uma problemática de todo ano, mas esse ano a situação está bem crítica”.

Nos siga no Google Notícias