ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Prefeito vítima de atentado é velado em Pedro Juan

Depois de 4 dias internado, José Carlos Acevedo teve a morte cerebral confirmada pela equipe médica

Viviane Oliveira | 22/05/2022 07:17
Momento em que o governador Ronald Acevedo cruza a praça carregando o caixão do irmão (Foto: ABC Color) 
Momento em que o governador Ronald Acevedo cruza a praça carregando o caixão do irmão (Foto: ABC Color)

Está sendo velado desde 1h deste domingo (22) na Câmara Municipal o corpo do prefeito de Pedro Juan Caballero, José Carlos Acevedo Quevedo, de 51 anos. Ele teve a morte cerebral confirmada por equipe médica do Hospital Viva Vida na noite de ontem (21), quatro dias após o político ser alvo de atentado a tiros na cidade paraguaia, que faz fronteira seca com Ponta Porã.

Segundo o site paraguaio ABC Color, um dos momentos mais tristes foi quando o irmão de José Carlos Acevedo, o governador de Amambai, Ronald Acevedo, acompanhado por parentes, atravessou a praça municipal de Pedro Juan Caballero carregando o caixão. Em lágrimas, Belén Acevedo, a sobrinha do prefeito, disse que não tem palavras pelo trágico momento em que sua família está enfrentando.

Na porta do hospital, o governador responsabilizou o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, pela morte do irmão. “Toda a população de Amambai está insegura e sofrendo graças a ele”, declarou.

Prefeito José Carlos Acevedo em entrevista ao Campo Grande News em janeiro de 2020 (Foto: arquivo / Marcos Maluf)
Prefeito José Carlos Acevedo em entrevista ao Campo Grande News em janeiro de 2020 (Foto: arquivo / Marcos Maluf)

Morte cerebral - Antes de ter a morte cerebral constatada, Acevedo permaneceu internado em estado grave e sofreu duas paradas cardiorrespiratórias. Na quinta-feira (19), médicos começaram a retirar a sedação do prefeito de Pedro Juan Caballero. Ele chegou a ser submetido a um cateterismo para "reduzir o inchaço" no cérebro, decorrente da falta de circulação sanguínea e de oxigênio.

Na sexta-feira (20) passou por tomografia para avaliar a circulação sanguínea, principalmente na cabeça.A equipe que monitorou o estado de saúde de José Acevedo era composta por dez médicos de Pedro Juan Caballero, Assunção e Dourados.

Velório está sendo realizado na Câmara Municipal de Pedro Juan (Foto/Reprodução)
Velório está sendo realizado na Câmara Municipal de Pedro Juan (Foto/Reprodução)

Atentado - A Polícia Nacional e o Ministério Público tem quatro suspeitos de participação direta no atentado contra o prefeito. Na tarde de terça-feira (17), Acevedo saía de uma reunião com vereadores na sede da Câmara Municipal, localizada em frente ao Palácio da Justiça, quando foi atacado a tiros por pistoleiros em um carro branco. Pelo menos 11 tiros de pistola foram disparados. O prefeito foi atingido por sete tiros, dois deles no pescoço. O automóvel utilizado pelos pistoleiros foi encontrado, logo depois ao ataque, destruído pelo fogo.

Reeleito em outubro do ano passado, José Carlos Acevedo é filiado ao Partido Liberal. Poucos dias antes da eleição de outubro, ele causou polêmica ao chutar o corpo de um traficante, vítima da chacina com quatro mortes, ocorrida em frente a um centro de eventos de Pedro Juan. Entre os mortos, estava a sobrinha dele, filha do governador Ronald Acevedo.

Nos siga no Google Notícias