ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Prefeitura diz que não assumiu hospital de cirurgias por falta de dinheiro

Helio de Freitas, de Dourados | 01/12/2017 13:09
Hospital de cirurgias foi fechado após infiltração no teto (Foto: Arquivo)
Hospital de cirurgias foi fechado após infiltração no teto (Foto: Arquivo)

A Secretaria de Saúde de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, informou hoje (1º) que não assumiu o hospital de cirurgias eletivas, como havia se comprometido com a Justiça e o Ministério Público em fevereiro deste ano, por falta de dinheiro para comprar insumos, medicamentos e para contratar os profissionais.

Nesta semana, o Ministério Público recorreu à Justiça para ser cumprida a sentença a ordem judicial. Apesar de o acordo ter sido firmado há quase dez meses, a unidade continua fechada, sem previsão de reabertura.

No acordo judicial fixado em 23 de fevereiro de 2017, o município de Dourados se comprometeu a iniciar em 30 dias a gestão do hospital através de convênio com o Estado, que pagaria por produção à prefeitura. O acordo seria mantido até a contratação de uma OS (organização social) para assumir o hospital, cuja licitação ainda está em andamento.

Os promotores Ricardo Rotunno, Etéocles Brito Mendonça Dias e Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior afirmam que passados quase dez meses do acordo homologado em audiência de conciliação, até agora o município de Dourados não cumpriu as obrigações que ele mesmo assumiu.

Nesta sexta, a prefeitura explicou os motivos de não ter assumido o hospital. A Secretaria de Saúde reconhece que tinha feito um levantamento no dia anterior à audiência com a Justiça, mas depois, um relatório mais detalhado apontou uma série de intervenções que precisariam ser feitas para retomar os procedimentos no hospital.

“A gestão municipal entendeu não ser possível assumir o hospital, haja vista que o convênio a ser firmado com a SES, conforme descrito no acordo judicial, seria realizado mediante pagamento por produção. No entanto, inexiste no erário municipal recursos financeiros para regularização prévia de toda a situação acima descrita, principalmente no que tange à falta de insumos, de equipamentos e de recursos humanos”, diz a nota.

Além disso, segundo a prefeitura, se tornaria inviável fazer o investimento e em pouco tempo ter de devolver o hospital para o Estado, já que a licitação para contratar a OS foi aberta em março deste ano – um mês após o acordo firmado na Justiça.

“Verificou-se que o lapso de tempo entre a possível investida do município e a assunção da OS a ser contratada pela SES tornaria inviável todo o investimento financeiro da municipalidade, o qual vem sofrendo com a escassez de recursos, principalmente pela aprovação do PCCR dos servidores que ocasionou um impacto significativo na receita municipal”, afirma a prefeitura, em nota.

Nos siga no Google Notícias