ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Prefeitura inaugura primeira UPA 24 horas em Corumbá

Daniel Machado | 30/01/2015 19:02
Prefeito Paulo Duarte em descerramento de placa inaugural da nova UPA 24 horas, que atenderá parte mais populosa da cidade (Foto: René Carneiro)
Prefeito Paulo Duarte em descerramento de placa inaugural da nova UPA 24 horas, que atenderá parte mais populosa da cidade (Foto: René Carneiro)

A prefeitura de Corumbá inaugurou na manhã desta sexta-feira (30) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor José Abílio Maciel de Barros, no bairro Guató, que deve desafogar o Pronto Socorro Municipal e reduzir o tempo e melhorar o atendimento da população.

A UPA, viabilizada por uma parceria entre o município e o Governo Federal, será 24 horas, já está em pleno funcionamento e atenderá principalmente a população da chamada “parte alta” da cidade, de grande densidade populacional, que antes tinha de se deslocar até o centro do município para buscar atendimento técnico de maior complexidade.

Além disso, a prefeitura está construindo 1040 unidades habitacionais, 840 no Guató e 200 no Jardim dos Estados, que também devem ser atendidos pelo novo pronto-socorro, além dos moradores de Ladário e das cidades bolivianas que fazem fronteira com o Brasil.

A unidade é composta por 62 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e radiologia, farmacêuticos, assistentes sociais e atendentes, que se revezarão em turnos de 6 e 12 horas. O prédio conta com 792 metros quadrados de área construída, e absorveu investimentos de R$ 3 milhões (R$ 1,5 milhão da prefeitura e o restante do Governo Federal), somente na construção e compra de equipamentos.

A UPA também contará com uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de equipamentos como ventilador pulmonar, eletrocardiógrafo, cardioversor, oxímetro de pulso, monitor cardíaco e respiração, bisturi elétrico, foco cirúrgico, bomba de infusão, detector fetal, rede de gases medicinais canalizada e o primeiro aparelho de Raio-X digital da cidade.

O novo pronto socorro é dotado de salas estruturadas para observação, intervenções de emergência, Raio X, inalação, gesso, sutura, medicação, coleta de material para exames, esterilização, farmácias interna e externa, área de higienização, de lavagem e descontaminação, dois consultórios médicos, assistência social, classificação de risco, repouso masculino e feminino com capacidade para oito pessoas cada um, almoxarifado, banheiros/vestiários internos (masculino e feminino), copa, administração, recepção, entre outros setores.

Somente a recepção conta com espaço para 42 pessoas sentadas. No mesmo local, há uma farmácia, além de banheiros masculino e feminino, inclusive para portador de deficiência. O prédio é totalmente climatizado e fica localizado em uma região próxima ao Anel Viário (BR 262), de fácil acesso (na Rua Luiz Feitosa, ao lado da Praça São Paulo, residencial Ana Brites).

Na UPA os pacientes poderão permanecer em observação por um período de 24 horas para elucidação diagnóstica ou estabilização do quadro clínico. Para tanto conta com oito leitos de observação e um de isolamento.

Segundo o presidente da Associação de Moradores da Nova Corumbá, André Luiz Pereira Fernandes, além de representar um ganho para o setor de saúde pública, o novo pronto-socorro do Bairro Guató, vai propiciar também um maior desenvolvimento da região sul de Corumbá. É isto que pensa André Luiz Pereira Fernandes, presidente da Associação de Moradores da Nova Corumbá.

“É a realização de um sonho, um desejo de toda a comunidade da parte alta, mas que veio para atender a cidade como um todo”, destacou enquanto agradecia ao prefeito pelo benefício que, segundo o líder, vai ser a transformação de Corumbá. “A partir de agora, os olhos da cidade se voltam para a parte alta. Não é só a saúde que está ganhando. Junto, teremos mais empreendimentos como novos supermercados, farmácias e outras empresas comerciais. A UPA é o divisor de águas de visão empreendedora de Corumbá”, concluiu.

Para o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, trata-se de uma obra emblemática para a cidade. “É, sem dúvida alguma, uma obra que marca um novo tempo na saúde de Corumbá”, afirmou.

Durante seu discurso na inauguração, o prefeito lembrou também dos desafios enfrentados na fase de conclusão da Unidade de Pronto de Atendimento. “Inaugurar essa UPA foi um trabalho muito difícil. Muitos detalhes precisaram ser revistos e recolocados. A previsão inicial era entregar no aniversário da cidade. Mudei essa data porque ainda não estava da forma como os profissionais que vão trabalhar aqui e os pacientes merecem”, disse.

“Preferi adiar, prorrogar e entregar com cada detalhe concluído: asfalto na rua, gerador de energia, com a rede gases implantada e funcionando e com a chegada de todos os equipamentos. É uma unidade nova em todos os aspectos, com todos os aparelhos novos. O raio-x é digital, os bisturis elétricos e até desfibrilador, por exemplo”, concluiu o prefeito de Corumbá.

Nos siga no Google Notícias