ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Prefeitura recorre ao Governo Federal para levar água potável a 15 mil índios

Com situação crítica, quem mora nas aldeias não consegue ao menos manter cuidados básicos como lavar as mãos

Clayton Neves | 21/04/2021 13:37
Bacia de aluminínio vira reserva de água em aldeia de Dourados. (Foto: Adriano Moretto / Dourados News)
Bacia de aluminínio vira reserva de água em aldeia de Dourados. (Foto: Adriano Moretto / Dourados News)

A Prefeitura de Dourados pediu ajuda ao Governo Federal para resolver a falta de acesso à água potável em reservas indígenas da cidade. Em ofício encaminhado à Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), do Ministério da Saúde, o Município solicita estudo para implantação de rede de água para atender cerca de 15 mil índios que vivem na cidade e compõem a maior reserva do Brasil.

“É uma solicitação de estudo quanto ao impacto financeiro que a referida implantação trará, bem como, se existe a possibilidade de viabilizar o projeto nas Aldeias do município”, explicou o secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, Henrique Sartori.

Sem ter saneamento básico e com fornecimento de água limitado, quem mora nas aldeias, não consegue ao menos manter cuidados básicos como lavar as mãos. Situação que preocupa ainda mais diante da pandemia da covid-19.

No documento encaminhado à Sesai a Prefeitura lembrou sobre a necessidade de garantir dignidade aos moradores. ‘Ter água potável, atualmente, é o mínimo que qualquer pessoa deve receber, visto abranger questões de saúde e estrutura física dos ambientes”, pontua o texto.

Com população de mais de 15 mil indígenas, Dourados tem a maior reserva do Brasil, com as etnias Guarani, Guarani Kaiowá, Guarani Ñandeva e Terena. A área ocupada é de 3 mil hectares.

Nos siga no Google Notícias