ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Pressionada, prefeita mantém lojas fechadas por pelo menos mais uma semana

No dia 7, Délia Razuk vai reavaliar o avanço do coronavírus em Dourados para decidir se flexibiliza medidas contra pandemia

Helio de Freitas, de Dourados | 31/03/2020 11:55
Calçadão da Praça Antônio João em frente à Catedral sem movimento e lojas fechadas (Foto: Adilson Domingos)
Calçadão da Praça Antônio João em frente à Catedral sem movimento e lojas fechadas (Foto: Adilson Domingos)

O comércio de Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, vai continuar fechado, pelo menos por mais uma semana, anunciou nesta terça-feira (31) a prefeita Délia Razuk (PTB). Em transmissão ao vivo pelo Facebook, a prefeita disse que apesar da pressão do setor produtivo pela flexibilização das medidas adotadas para conter a pandemia do novo coronavírus, por enquanto nada muda.

Ela anunciou que no dia 7 de abril, próxima terça-feira, fará nova avaliação da situação com o comitê do coronavírus, formado por assessores da prefeitura, especialistas em saúde pública e representantes da associação comercial, OAB e da Câmara de Vereadores. Até ontem, o município de Dourados tinha dois casos confirmados de Covid-19 e seis casos esperando resultado de exame.

“As demandas são muitas, uns querendo a flexibilização da atividade comercial, outros querendo o fechamento total. Todos os pedidos são baseados na necessidade de cada postulante, mas cabe ao poder público achar a melhor solução. O fechamento do comércio foi uma triste necessidade. O setor produtivo também nos preocupa, mas a segurança das pessoas é nossa primeira necessidade”, afirmou a prefeita.

“Estou fixando uma data e voltaremos a enfrentar essa questão no dia 7 de abril”, anunciou Délia Razuk. Ela também anunciou que vai intensificar a fiscalização para evitar aglomerações e manter distância de dois metros nas filas de serviços essenciais que continuam funcionando, como casas lotéricas. “Nosso maior objetivo é salvar vidas, é proteger nossas famílias”.

Além do fechamento do comércio em geral e do atendimento ao público das agências bancárias, a prefeita suspendeu a abertura de bares e casas noturnas. Inicialmente fechou também as feiras livres, mas depois liberou o funcionamento com medidas de higiene e para conter aglomerações. Dourados está sob toque de recolher das 22h às 5h da madrugada.

Restaurantes, conveniências, lanchonetes, cafés, padarias e estabelecimentos do ramo alimentício, distribuidoras de água mineral e gás funcionam por entrega em domicílio ou retirada de produtos no próprio estabelecimento.

Na sexta-feira (27), comerciantes de vários setores e empresários do ramo de transportes fizeram carreata até a prefeitura para cobrar a abertura do comércio, como já ocorreu em outras cidades do interior, como Amambai, Ponta Porã e Sidrolândia.

Nesta terça, após o pronunciamento da prefeita, organizadores do protesto da semana passada questionaram a prefeita sobre os impostos municipais. “Será que ela vai suspender a cobrança dos impostos municipais pelos próximos três meses e parcelar as dívidas depois ou vamos continuar pagando normalmente, mesmo com as portas fechadas?”. A prefeitura ainda não se manifestou sobre a cobrança de ISS e do IPTU.

Nos siga no Google Notícias