ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Produtores protestam na MS-060 para cobrar cumprimento da reintegração de posse

Viviane Oliveira e Francisco Júnior | 20/05/2013 15:58

Cerca de 150 produtores rurais das fazendas da região de Sidrolândia protestaram na manhã de hoje (20) na MS-060, na altura do Posto Global, para cobrar o cumprimento da decisão judicial, que determinou a reintegração de posse das fazendas ocupadas há cinco dias por índios terenas na região de Sidrolândia, distante 71 quilômetros de Campo Grande.

Além de Sidrolândia, produtores dos municípios de Maracaju, Rio Brilhante e Bela Vista entregaram panfletos, com nota de repúdio, aos motoristas que passavam na rodovia.

Os produtores querem mobilizar os proprietários de terras e definir ações para protestar contra a ocupação dos índios nas fazendas da região. Eles reclamam que a Polícia Federal ainda não cumpriu a reintegração de posse, expedida pelo juiz da 1ª Vara Federal de Campo Grande, Renato Toniasso, na última quinta-feira (16). “Nós estamos na expectativa da reintegração de posse das fazendas”, afirma Ricardo Bacha, proprietário da fazenda Buriti.

Na última quinta-feira (16), saiu decisão judicial para que quatro fazendas fossem desocupadas: Querência São José, Santa Helena, Buriti e a Cambará. Foi costurado um acordo para que os 500 indígenas deixassem as fazendas até as 15h de sábado (18).

Após a decisão de juízes do Estado, os terenas disseram que só vão deixar a área se a decisão vier do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região de São Paulo, a quem devem recorrer da reintegração de posse dada ao proprietário da fazenda Buriti.

Índios terenas ocupam desde maio de 2011, a fazenda 3R, também da família Bacha. A série de ocupações é parte da reivindicação dos 17 mil hectares da aldeia Buriti que estão na posse de fazendeiros e que foram identificados em 2011 como terras indígenas. Atualmente, cerca de cinco mil índios vivem em apenas 2,1 mil hectares.

Nos siga no Google Notícias