ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Professores suspendem aulas em protesto por reajuste salarial

Educadores cobram reajuste do piso nacional de 2017 e equiparação da reposição para servidores administrativos da educação

Danielle Valentim e Helio de Freitas, de Dourados | 29/06/2018 09:40
Educadores reunidos na manhã desta sexta-feira. (Foto: Helio de Freitas)
Educadores reunidos na manhã desta sexta-feira. (Foto: Helio de Freitas)

Por reajuste salarial, os educadores da Rede Municipal de Ensino deixaram as salas de aulas para greve de um dia nesta sexta-feira (29) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A decisão foi tomada em assembleia no último dia 25 de junho, no Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação).

O ato faz parte da luta para a prefeitura conceder reajuste linear de 6,81% para todos os servidores do magistério e pela reposição de 7,64% do piso de 2017. O município anunciou o índice de 2018 apenas para os professores e concedeu só 2,68% para os administrativos da educação – mesmo reajuste dado a todos os servidores municipais.

Conforme o Simted, os educadores douradenses afirmam que há recursos disponíveis também para valorização dos administrativos. “A contraproposta dos educadores está mantida: mesmo índice para magistério e administrativo da educação e uma previsão oficial para o piso de 2017 (7,64%) do magistério e reajuste do administrativo”, informou a assessoria.

Um estudo nas contas da prefeitura, segundo o sindicato, mostrou que existem recursos específicos da educação, com saldos positivos, tanto em 2017 quanto em 2018. Os salários dos administrativos da educação são pagos com esses recursos, segundo o sindicato, ou seja, há dinheiro suficiente para o reajuste.

“Alguns dos salários dos administrativos são os menores de toda administração. O magistério também tem o menor salário de ensino superior em comparação com outras categorias do funcionalismo municipal”, afirma o sindicato.

Outra paralisação – No último dia 19 também houve paralisação de um dia nas escolas municipais. A prefeitura criticou o ato. Em nota, afirmou ter ficado “surpresa” com a medida.

Nos siga no Google Notícias