ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Promotor pede para PF investigar recusa de pacientes em hospital

Denúncia é que HU de Dourados teria recusado pacientes por 26 vezes em dois dias no mês de junho, mesmo tendo vagas

Helio de Freitas, de Dourados | 19/07/2016 07:08
Hospital Universitário de Dourados (Foto: Arquivo)
Hospital Universitário de Dourados (Foto: Arquivo)

O Ministério Público Estadual pediu para a Polícia Federal abrir inquérito para investigar suposta omissão de socorro por parte do HU (Hospital Universitário) de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. A denúncia aponta recusa de pacientes, mesmo existindo leitos disponíveis no hospital da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que atende através do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com o promotor Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior, que solicitou a abertura de inquérito, o MPE recebeu relatos de 26 tentativas de transferência de pacientes em estado grave para o HU nos dias 16 e 17 de junho. A recusa teria ocorrido mesmo com 24 leitos desocupados, o que, além da omissão de socorro, pode configurar crime de falsidade ideológica.

Os pedidos de transferência de pacientes para o HU foram feitos pela Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados), que administra o Hospital da Vida. Já os leitos vazios no mesmo período em que as vagas foram negadas foram constatadas em vistoria do Conselho Municipal de Saúde.

Ao jornal O Progresso, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Berenice de Oliveira Machado, disse ter fotografias comprovando os leitos vazios, contrastando com o drama de pacientes que precisam de vagas.

Nesta quarta-feira (20), às 14h, o Conselho de Saúde faz reunião extraordinária para avaliar a situação e discutir também a decisão do município de renunciar à gestão plena dos recursos de saúde e devolver os serviços de média e alta complexidade para o Estado e para a União.

Em nota encaminhada ao jornal douradense, o HU justificou que a regulação de leitos para internação é feita pela central municipal, que recebe diariamente o mapa de leitos do hospital e “tem conhecimento da possibilidade de recebimento, ou não, de novos pacientes”.

Nos siga no Google Notícias