A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019

09/01/2018 13:16

Rio Taquari chega a quase 5 metros e Imasul alerta para risco de alagamentos

Em 24 horas, registro de chuvas foi de 36,2 milímetros. Pelo histórico, nível do rio representa risco para população.

Anahi Gurgel
Rio Taquari, no município de Coxim, deve atingir cota máxima de nível. (Foto: Arquivo/Divulgação/MPF)Rio Taquari, no município de Coxim, deve atingir cota máxima de nível. (Foto: Arquivo/Divulgação/MPF)

Nas últimas 24 horas, choveu mais de 36 milímetros no município de Coxim, elevando para 4,92 metros o nível do Rio Taquari, o que levou o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) a emitir alerta para risco de alagamentos e possibilidade de famílias ficarem desabrigadas.

O alerta foi emitido do Imasul para a Defesa Civil estadual e municipal às 11h30 desta terça-feira (09) e é válido para as próximas 24 horas. Conforme os dados do instituto, às 7h30 de hoje o nível do rio estava em 4,75 metros, mas subiu em média de 4,25 centímetros por hora chegando a 492 centimetros às 11h30.

Os acumulados de chuva nos últimos dias indicam que tendência é que o nível possa atingir a cota de emergência, de 5 metros, nas próximas horas.

“Na altura em que está o rio, já teve início o processo de invasão as águas nas instalações lindeiras ao seu curso. O histórico recente de chuvas no município e o solo já bastante encharcado facilitam a ocorrência de enchentes e consequentemente de danos materiais e risco à integridade humana”, informou o Imasul.

O monitoramento dos leitos dos rios é realizado pela chamada Sala de Situação do Imasul. São ao todo 12 pontos de verificação em todo o estado. Quando o nível do rio ultrapassa os limites de alerta e emergência a Defesa Civil é imediatamente comunicada, com suporte também do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul).

(Matéria editada às 14h12

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions