ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Rio Taquari chega a quase 5 metros e Imasul alerta para risco de alagamentos

Em 24 horas, registro de chuvas foi de 36,2 milímetros. Pelo histórico, nível do rio representa risco para população.

Anahi Gurgel | 09/01/2018 13:16
Rio Taquari, no município de Coxim, deve atingir cota máxima de nível. (Foto: Arquivo/Divulgação/MPF)
Rio Taquari, no município de Coxim, deve atingir cota máxima de nível. (Foto: Arquivo/Divulgação/MPF)

Nas últimas 24 horas, choveu mais de 36 milímetros no município de Coxim, elevando para 4,92 metros o nível do Rio Taquari, o que levou o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) a emitir alerta para risco de alagamentos e possibilidade de famílias ficarem desabrigadas.

O alerta foi emitido do Imasul para a Defesa Civil estadual e municipal às 11h30 desta terça-feira (09) e é válido para as próximas 24 horas. Conforme os dados do instituto, às 7h30 de hoje o nível do rio estava em 4,75 metros, mas subiu em média de 4,25 centímetros por hora chegando a 492 centimetros às 11h30.

Os acumulados de chuva nos últimos dias indicam que tendência é que o nível possa atingir a cota de emergência, de 5 metros, nas próximas horas.

“Na altura em que está o rio, já teve início o processo de invasão as águas nas instalações lindeiras ao seu curso. O histórico recente de chuvas no município e o solo já bastante encharcado facilitam a ocorrência de enchentes e consequentemente de danos materiais e risco à integridade humana”, informou o Imasul.

O monitoramento dos leitos dos rios é realizado pela chamada Sala de Situação do Imasul. São ao todo 12 pontos de verificação em todo o estado. Quando o nível do rio ultrapassa os limites de alerta e emergência a Defesa Civil é imediatamente comunicada, com suporte também do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul).

(Matéria editada às 14h12

Nos siga no Google Notícias