ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Saúde retoma mutirões em bairros com maior risco de dengue e chikungunya

Helio de Freitas, de Dourados | 14/01/2015 15:29

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, a 233 km de Campo Grande, retomaram nesta semana os mutirões para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya. O trabalho está concentrado nos bairros com maior infestação do inseto, apontados no Liraa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti) realizado de 5 a 9 deste mês.

Conforme a Secretaria de Saúde, o primeiro bairro a receber os agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) foi a Vila Sulmat, onde o índice de infestação é o maior da cidade e chega a 5,1%. Pelo menos 80 agentes inspecionaram 2.115 imóveis e localizaram 17 focos de larvas do mosquito.

Rosana Alexandre da Silva, coordenadora do CCZ, explica que além de inspecionar os imóveis para verificar a existência de focos, os agentes orientam o morador sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya. Quando são encontrados focos é feito o extermínio da larva com produto químico. Também é feita a pulverização com inseticida através de um veículo que circula pelo bairro.

“Este período do ano, com o excesso de chuva e calor, é o momento propício para eclosão das larvas do mosquito. Por isso os moradores, além de cuidar de seus imóveis, precisam que ficar atentos com os vizinhos”, afirmou Rosana Alexandre.

Hoje o mutirão está sendo feito na região do Jardim Água Boa, bairro mais populoso de Dourados e onde a infestação é de 3%. Amanhã o trabalho chega à região do Parque do Lago, na região oeste da cidade, onde a infestação é de 2,5%.

Agentes de saúde fazem mutirão na Vila Sulmat, ponto de maior infestação do mosquito transmissor das doenças (Foto: Divulgação/A. Frota)
Agentes de saúde fazem mutirão na Vila Sulmat, ponto de maior infestação do mosquito transmissor das doenças (Foto: Divulgação/A. Frota)
Nos siga no Google Notícias