ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Secretaria espera exame que pode confirmar dois novos casos de H1N1

Caroline Maldonado | 09/02/2016 10:34

Após a morte do aposentado Ismar Mosciaro Gomes, 53 anos, a Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá espera os resultados de exames que podem comprovar outros dois casos de Gripe A H1N1. Na semana passada, a secretaria informou que uma mulher morreu quarta-feira (3), com quadro infeccioso pulmonar e suspeita da doença. Não foi divulgado detalhe sobre o outro caso investigado.

Na última quinta-feira (4), exame descartou a possibilidade de morte por H1N1 de Oderlei Ribeiro dos Santos, 37 anos, falecido na segunda-feira (1º) com suspeita da doença. O resultado deu indícios de hantavírus ou leptospirose. O hantavírus tem os mesmos sintomas da Gripe A e o problema respiratório que a doença gera é severo.

Nota da Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, divulgada pelo jornal Diário Corumbaense, destaca que o Estado já registrou 18 casos suspeitos da doença. Além da morte confirmada por Gripe A, 15 suspeitas foram descartadas.

A SES alerta para que as pessoas que tenham os sintomas procurem imediatamente atendimento médico, pois isso pode garantir o efeito positivo dos medicamentos contra a doença. A secretaria garante que todos os casos suspeitos são companhados tanto pela vigilância epidemiológica municipal de Corumbá, quanto pela vigilância epidemiológica estadual e Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).

“Iniciando o tratamento oportuno, promovemos uma remissão considerável dos sintomas em menos de 24hs (isso para pacientes que atendam o critério estabelecido pelo Ministério da Saúde e que consta no Protocolo de Tratamento de Influenza)”, diz a nota.

Sintomas - Quem contrai a doença tem febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta e manifestações gastrointestinais, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse. A febre ocorre em 92% dos casos confirmados. O doente deve evitar a automedicação e procurar um médico.

Nos siga no Google Notícias