ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Sem chuva há 114 dias, incêndio consome dois mil hectares de fazenda

Equipe da propriedade e Bombeiros controlaram chamas em 7 horas

Kleber Clajus | 13/09/2018 08:15
Incêndio teve início por fagulha em máquina agrícola e chamas eram vistas na BR-359 (Foto: MS Todo Dia)
Incêndio teve início por fagulha em máquina agrícola e chamas eram vistas na BR-359 (Foto: MS Todo Dia)

Incêndio em palha de algodão, na quarta-feira (12), consumiu dois mil hectares de fazenda em Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande. Tempo seco e ausência de chuva há mais de 114 dias favoreceu que fagulha de equipamento agrícola iniciasse o fogo.

Chamas foram registradas, conforme o site MS Todo Dia, por quem passava pela BR-359. Equipes de combate a incêndios da Fazenda Planalto, com ajuda de propriedades vizinhas, buscavam conter o fogo iniciado às 9h45. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 12h para reforçar o trabalho com sete militares e duas viaturas. Situação acabou controlada às 16h.

O Campo Grande News apurou que a propriedade não enfrentava problemas há 20 anos, contudo a umidade do ar abaixo de 30% tem favorecido ocorrência de incêndios em outras fazendas. Parte do Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari foi afetada há 20 dias.

Segundo o major comandante do 19° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, Aldinei Peres da Silva, há recomendação para que as empresas, ainda que possuam estrutura de combate a incêndio, informem a corporação do momento de início das chamas para que seu controle possa ser mais efetivo. "Esta é uma região rica em produção agrícola e há essa dificuldade em controlar eventuais incêndios", pontuou o major.

Nos siga no Google Notícias