ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Semelhante à Caravana da Saúde, mutirão inicia cirurgias de catarata

Projeto “Olhando para Frente” foi lançado em Itaquiraí e vai atender moradores de outras quatro cidades da região

Helio de Freitas, de Dourados | 19/06/2017 14:21
Paciente é atendida antes de cirurgia de catarata, no Hospital São Francisco (Foto: Roney Minella)
Paciente é atendida antes de cirurgia de catarata, no Hospital São Francisco (Foto: Roney Minella)

Lançado no sábado (17) em Itaquiraí, cidade a 400 km de Campo Grande, o projeto intermunicipal “Olhando para Frente” já fez 16 cirurgias de catarata. Inspirado no programa Caravana da Saúde, lançado pelo governo de Mato Grosso do Sul em 2015, o projeto da prefeitura oferece atendimentos de oftalmologia através de parceria com o Hospital São Francisco. Pacientes de Juti, Naviraí, Iguatemi e Japorã também serão atendidos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Batista Rosa, as consultas e procedimentos cirúrgicos são feitos pela equipe de uma clínica de olhos de Umuarama (PR), contratada para oferecer os serviços. As cirurgias foram feitas pelo oftalmologista Jorge Hitochi Kumagai.

Marcelo disse que os 16 pacientes atendidos no primeiro mutiao moram na cidade e nos assentamentos rurais. Eles fizeram a consulta, passaram por avaliação e após o diagnóstico de catarata foram submetidos à cirurgia.

Segundo o secretário, o projeto é inédito na região. “Fizemos uma pactuação intermunicipal para atender aqui em Itaquiraí pacientes de Juti, Naviraí, Iguatemi e Japorã. Dessa vez zeramos os atendimentos agendados em Itaquiraí. Agora, vamos atender aqueles que estão na fila de espera oriundos dos municípios conveniados”, explicou.

“O objetivo é melhorar os atendimentos e diminuir o tempo de espera dos pacientes”, afirmou o prefeito de Itaquiraí, Ricardo Fávaro Neto (PSDB).

Nos siga no Google Notícias