ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Sistema de matrículas expõe dados de pais e alunos; prefeitura alega falha

Renan Nucci | 11/01/2015 15:52
Pais e alunos da Rede Municipal de Ensino de Dourados tiveram dados expostos por falha no sistema digital de matrículas. (Foto: A. Frota)
Pais e alunos da Rede Municipal de Ensino de Dourados tiveram dados expostos por falha no sistema digital de matrículas. (Foto: A. Frota)

O sistema digital de matrículas da prefeitura de Dourados expôs neste domingo (11), dados confidenciais de pais e alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino). Preocupados, pais temem que as informações possam ser utilizadas por pessoas mal-intencionadas. A secretária de educação, Mariniza Mizoguchi, alega que houve uma falha no site que hospeda os cadastros, mas que o problema está sendo solucionado.

Até o fechamento desta reportagem, qualquer pessoa que acessasse a página poderia facilmente ver dados como a data de nascimento do aluno, se ele é doador de sangue, se possuí algum tipo de deficiência, CEP, endereço, e-mail, nome e telefone do responsável e do pai, RG, CPF, e uma lista de todas as escolas as quais o estudante frequentou e, inclusive, se possui irmão matriculado na mesma instituição de ensino.

Rubia Araújo Gomes, 29 anos, foi pega de surpresa com a notícia. Ela tem um filho de sete anos que frequentava a rede estadual, mas que foi transferido para uma escola do município. A professora teme que as informações possam ser utilizadas por criminosos. “Qualquer pessoa pode ter acesso. Podem usar os dados para realizar um falso sequestro, ou até mesmo usar o CPF para uma compra”, alerta.

Ela lembra que em outras ocasiões, o acesso era feito pelos pais por meio de um código de acesso privado, todavia,   "neste ano a senha não adiantou". “Não sei se foi uma falha do site ou da prefeitura, mas espero que resolvam logo. As informações ficam expostas para o mundo inteiro na internet, podem usar os dados do meu filho para tentar um sequestro, simular um falso sequestro ou até algo pior”, explicou ela, lembrando que vai acionar a administração municipal para que a situação seja regularizada o quanto antes. “Se for preciso, que tirem os dados do ar”.

Por outro lado, a secretária de educação disse que um técnico está trabalhando no caso. Segundo ela, houve uma falha no sistema. “É o mesmo programa usado em outros anos e nunca tivemos problema. O programador já está trabalhando no caso”, disse Mariniza Mizoguchi. A expectativa é que a falha da página seja reparada em breve.

Nos siga no Google Notícias