ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Poeta de Dourados lança CD e prepara show com poemas musicados

Elverson Cardozo | 07/01/2015 06:29
O poeta e a bicicleta. (Foto: Divulgação)
O poeta e a bicicleta. (Foto: Divulgação)

O poeta Emmanuel Marinho, de Dourados, lança neste sábado (10), em Bonito, no Espaço Maideiral, o “CD Encantares”, seu mais novo trabalho. O disco já foi apresentando aos campo-grandenses e, também, aos douradenses, em Dezembro. O lançamento oficial, no entanto, deve ocorrer em São Paulo, ainda este ano.

Do novo disco, Emmanuel ainda vai preparar um show para o primeiro semestre de 2015. Tem, ainda, a peça “A Bicicleta do Poeta”, que estreou em setembro do ano passado, no Festival Internacional de Brasília/Cena Contemporânea.

Para o “Encantares”, o poeta musicou 12 poemas e, nas gravações, cantou com convidados. O projeto nasceu há 4, 5 anos, da ideia de um livro que, segundo ele, seria vendido com um disco. Mas o trabalho acabou evoluindo para um CD.

O resultado foi um disco eclético, que mistura rock, raggae, baião, entre outros estilos. “Algumas músicas eu faço dueto. Tem com o Zeca Baleiro, Suzana Salles, Tetê Espíndola. Da Tetê eu não quis cantar, porque ficou tão perfeito, tão lindo que eu falei: 'não vou pôr a minha voz”, conta. Nem todos os poemas que compõem a obra são inéditos, mas alguns foram criados especialmente para o “Encantares”. É o caso de “Bicicleta” e “Amigos”, que ele canta com Paulo Lepetit.

De Dourados, Emmanuel Marinho é um dos grandes representantes da cultura e da arte em MS. (Foto: Divulgação)
De Dourados, Emmanuel Marinho é um dos grandes representantes da cultura e da arte em MS. (Foto: Divulgação)

Emmanuel diz que o objetivo maior do projeto é “mostrar uma música boa para educar as pessoas, principalmente as crianças e jovens”. Nas 12 faixas, ele trabalhou, como disse, “a questão da palavra e da própria arte”.

“Eu trabalhei com os bichos também. Fiz uma leitura. Tem a cigarra e a formiga, onde brinco com a fábula; tem a ema, o macaco...”, explica. “Eu brinco com as palavras. Sou um poeta popular por mais que tenha obras sofisticadas esteticamente”, completa.

Para o poeta, “Encantares” é um CD lúdico. Na visão dos críticos, o trabalho vai muito além da definição.

“É canto, é cultura, é erudição na linguagem lúdica da poesia, é viagem da imaginação a lugares longínquos sem sair da simplicidade acolhedora do cotidiano – melhor jeito de alcançar e tocar a alma infantil. Coisas triviais como uma bicicleta, formiguinha na cozinha catando migalhas, cigarra cantando em “si”, jacaré boiando n’água, ganham uma roupagem mágica produzida por metáforas, figuras de linguagem, trocadilhos e aliterações”, escreveu a Doutora em Semiótica Rita Liberti.

Serviço - O “CD Encantares” custa R$ 40,00. Em Campo Grande, está sendo vendido na Livraria Leparole, na Rua Euclides da Cunha, 1126, no Jardim dos Estados. Em Dourados, pode ser encontrado no Canto das Letras (Av. Weimar Gonçalves Torres, 2440 – Centro). Para saber mais sobre o poeta, clique aqui.

Nos siga no Google Notícias