ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Sócio de chefe do PCC no Paraguai é preso na fronteira com MS

Advogado procurado por lavagem de dinheiro foi preso em Pedro Juan Caballero; Galã, o chefão do PCC, é apontado como mentor do assassinato de Jorge Rafaat e aliado de Jarvis Pavão

Helio de Freitas, de Dourados | 04/10/2017 16:21
Amado Ramón Salinas foi preso hoje em Pedro Juan Caballero (Foto: ABC Color)
Amado Ramón Salinas foi preso hoje em Pedro Juan Caballero (Foto: ABC Color)

O advogado paraguaio Amado Ramón Salinas, 49, apontado como o principal sócio comercial do brasileiro Elton Leonel Rumich da Silva, o “Galã”, o número 1 do PCC (Primeiro Comando da Capital) no Paraguai, foi preso hoje (4) em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã (MS), a 323 km de Campo Grande.

Galã é acusado de ter tramado, em parceria com o narcotraficante Jarvis Gimenes Pavão, a execução do chefão da fronteira, Jorge Rafaat Toumani, em junho do ano passado. O objetivo era permitir a expansão do PCC na fronteira. Rafaat era inimigo da facção.

De acordo com policiais paraguaios, Amado Salinas era procurado por lavagem de dinheiro e associação ao tráfico de drogas. Ele foi preso no centro de Pedro Juan Caballero por agentes da Unidade Especializada da polícia e da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas).

Conforme as investigações, o advogado é dono de duas empresas de fachadas no território paraguaio, usadas para movimentar altas quantias e para comprar bens como forma de legalizar o dinheiro proveniente do tráfico de drogas e de armas. Salinas era procurado desde 2016, quando foi desencadeada a “Operação Smugglin”, que identificou a estrutura financeira do PCC no Paraguai.

O promotor que lidera a força-tarefa contra o narcotráfico, Hugo Volpe, informou que Amado Salinas está sendo levado para Assunção. Segundo ele, as empresas do advogado atuavam oficialmente no ramo de importação, mas eram apenas de fachada.

Nos siga no Google Notícias