ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Suspeito de liderar facção é morto durante confronto com policiais

Francisco Batista do Nascimento, 34 anos, reagiu à abordagem do BPMChoque

Por Gustavo Bonotto, Bruna Marques e Sidney Assis, de Coxim | 15/08/2025 19:52
Suspeito de liderar facção é morto durante confronto com policiais
Francisco Batista do Nascimento durante prisão ocorrida em 2017. (Foto: Arquivo/Polícia Civil)

Apontado como líder de facção criminosa, Francisco Batista do Nascimento, de 34 anos, morreu no fim da tarde desta sexta-feira (15) após troca de tiros com policiais do BPMChoque (Batalhão de Choque da Polícia Militar) em Coxim, a 253 quilômetros de Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Francisco Batista do Nascimento, 34, apontado como líder de facção criminosa, morreu em confronto com a polícia em Coxim (MS). A troca de tiros ocorreu durante operação contra o tráfico de drogas. Nascimento reagiu à abordagem policial e disparou contra os militares, que revidaram. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. A Polícia Militar informou que Nascimento era responsável por coordenar "disciplinas de rua" e recrutar novos membros para a facção. A operação em Coxim é desdobramento de outra ação policial realizada em Sonora (MS). O corpo de Nascimento foi encaminhado ao IML. A polícia segue investigando o caso. Em 2018, Nascimento foi alvo de atentado a tiros que resultou na morte de Marynaira Ruiz Nogueira da Cruz.

Conforme apurado pela reportagem, o confronto ocorreu na Rua das Paineiras, no bairro Vila Bela, durante operação contra o tráfico de drogas.

Segundo a polícia, Francisco reagiu ao perceber a chegada das viaturas. Ele teria disparado contra os militares, que revidaram com tiros de pistola calibre nove milímetros. Alvejado, Francisco foi socorrido, mas morreu no hospital local.

Em nota, a PM informou que Francisco exercia papel de liderança na facção, coordenando os chamados “disciplinas de rua” e recrutando novos integrantes. A ação desta sexta foi um desdobramento de operação iniciada em Sonora contra o crime organizado.

O local foi isolado para o trabalho da perícia. O corpo será encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) antes de ser liberado para sepultamento.

Já as equipes do BPMChoque seguem na cidade para dar continuidade às diligências.

Suspeito de liderar facção é morto durante confronto com policiais
Viaturas do Batalhão de Choque da Polícia Militar em frente ao local do confronto. (Foto: Sidney Assis)

O Campo Grande News apurou que Francisco já foi preso várias vezes e, em 2018, foi alvo de pistoleiros. Na ação, Marynaira Ruiz Nogueira da Cruz, de 18 anos, mais conhecida como Isadora, foi morta com nove tiros de pistola nove milímetros. Já ele foi atingido na mão e na perna.

Marynaira tomava tereré em frente à casa de Francisco, na Rua Paineiras, quando duas pessoas chegaram em uma motocicleta e dispararam contra a dupla, fugindo em seguida.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.