ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

TJ decide hoje sobre habeas corpus a líder do MSTB preso há duas semanas

Vanildo de Oliveira, o Douglas, está na penitenciária de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 05/10/2017 10:29
Vanildo, no dia em que foi levado para a penitenciária (Foto: Adilson Domingos)
Vanildo, no dia em que foi levado para a penitenciária (Foto: Adilson Domingos)

Principal líder do MSTB (Movimento dos Sem-Terra do Brasil) em Mato Grosso do Sul, Vanildo Elias de Oliveira, 43, o Douglas, completou duas semanas na cadeia. Preso em Miranda, após ser espancado por seguranças de fazendeiros, Douglas foi trazido para Dourados e está na Penitenciária Estadual da cidade. O pedido de habeas corpus foi incluído na pauta de hoje (5) da 2ª Câmara Criminal do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Douglas é acusado de incêndio criminoso, incitação ao crime, ameaça, desordem, associação criminosa e crime ambiental. Supostamente incitados por ele, trabalhadores sem-terra teriam ateado fogo em uma área de preservação permanente da fazenda que pertence à família do pecuarista José Carlos Bumlai, na saída de Dourados para Ponta Porã, na margem da BR-463.

Em Dourados, Douglas foi autuado em flagrante na 1ª Delegacia de Polícia, mesmo três dias após os fatos. O delegado Adilson Stiguivitis disse que as buscas não foram interrompidas após o acusado fugir para Miranda, por isso não escapou do flagrante. No dia seguinte, na audiência de custódia, o flagrante foi transformado em prisão preventiva (sem prazo determinado para a liberdade).

Na semana passada, os advogados que defendem o líder sem-terra, Alexandre Eduardo Ferreira Lopes e Hudson Alves de Oliveira, entraram com pedido de habeas corpus no tribunal. Inicialmente o desembargador Jairo Roberto de Quadros negou a liminar, mas o recurso vai ser julgado hoje pela 3ª Câmara Criminal.

Nos siga no Google Notícias