ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

TJ determina força-tarefa na comarca de Terenos após constatar irregularidades

Marta Ferreira | 12/04/2011 10:05

Juiz que era titular da vara se aposentou no início do mês

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul decidiu hoje fazer uma força-tarefa na comarca de Terenos, depois que uma correição identificou irregularidades no andamento dos processos na cidade. Segundo provimento baixado hoje, só de processos conclusos, aguardando sentença,são mais de 1,8 mil.

O Tribunal adotou a medida apenas alguns dias após o juiz que atuava na comarca, José Berlange, pedir aposentadoria compulsória. Berlange ficou conhecido como um magistrado com atuação diferente da maioria, por driblar a burocracia e fazer audiências fora do ambiente do Judiciário, incluindo assentamentos.

No ano passado, ele foi alvo de uma polêmica com a Polícia Civil, após ser acusado de privilegiar um preso, visitando-o na delegacia e até permitindo que utilizasse o celular do magistrado para falar com a família.

No dia primeiro de abril deste ano, o TJ divulgou que o magistrado estava deixando a magistratura, após pedir aposentadoria voluntária. Os motivos não foram informados.

Regime extraordinário-Conforme o provimento da presidência do TJ publicado hoje prevê a designição de juízes, pelo Conselho Superior da Magistratura, para um “esforço concentrado” com o objetivo de resolver os problemas encontrados na cidade.

Isso deve ser feito pelo tempo necessário à regularização dos serviços, conforme a medida do Tribunal.

Nos siga no Google Notícias