ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SEXTA  12    CAMPO GRANDE 15º

Diversão

Tradição há 111 anos, Festa do Divino Espírito Santo começa neste sábado

Celebração religiosa aconteceu de forma online em 2020 e 2021 e este ano, volta para o formato presencial

Por Ana Paula Chuva | 27/05/2022 16:15
Foliões na saída com a bandeira em uma da edições da festa. (Foto: Arquivo Pessoal)
Foliões na saída com a bandeira em uma da edições da festa. (Foto: Arquivo Pessoal)

Realizada há 111 anos, a tradicional Festa do Divino Espírito Santo começa neste sábado (28), na comunidade quilombola Santa Tereza, em Figueirão, distante 246 quilômetros de Campo Grande. Essa é a mais tradicional manifestação religiosa da cidade ao norte de Mato Grosso do Sul.

Por conta da pandemia de covid-19, a celebração foi realizada forma online em 2020 e 2021. Este ano, a festa volta ao formato original e acontece até o dia 5 de junho com muitas atrações. Por conta das interrupções, esta será a 111ª edição da Festa do Divino Espírito Santo.

No sábado, por volta das 18h, será servido o jantar para os participantes e é preciso levar pratos e talheres. Na sequência, será feita a reza do Santo Terço e depois, a dança catira. O primeiro dia de festa termina com os tradicionais baile e leilão.

Já no dia seguinte, domingo (29), a programação começa às 8h30 com o encontro dos foliões e a preparação para a saída da bandeira. A Santa Missa começa às 9h e, em seguida, será servido o almoço, também é preciso levar pratos e talheres. Por fim, às 10h30, será a saída dos foliões com a bandeira para a caminhada.

A chegada da bandeira está marcada para às 15h do dia 4 de junho. No mesmo dia, será servido o jantar às 18h e na sequência, acontece a reza do Santo Terço com hasteamento do mastro e queima da fogueira. Depois, a programação segue com a dança catira, baile e leilão e termina com show do grupo Canto da Terra.

Foliões percorrem cerca de 45 fazendas com a bandeira. (Foto: Arquivo Pessoal)
Foliões percorrem cerca de 45 fazendas com a bandeira. (Foto: Arquivo Pessoal)

No dia 5 de junho, último dia de celebração, será servido o café da manhã às 7h e depois, feito o sorteio para a festa de 2023. Às 10h, será celebrada a Santa Missa e por volta das 11h, começa o leilão de gado ao vivo. A programação termina com almoço.

Para entrar na Festa do Divino Espírito Santo é preciso estar com comprovante de vacinação contra covid-19, com ao menos duas doses do imunizante. Para menores de 18 anos, é preciso apresentar documentação e estar acompanhado de um responsável. Não  será permitida entrada com bebidas.

Patrimônio imaterial - Em novembro de 2015, com aval da família Malaquias, a Comissão Sul-mato-grossense de Folclore entrou com pedido para Registro de Patrimônio Imaterial da festa e seus elementos culturais no Conselho de Cultura Estadual.

No ano seguinte, uma apresentação oficial foi feita ao Conselho de Cultura do Estado e a partir disso, foi formada uma comissão técnica para avaliar o pedido e em dezembro de 2021, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) publicou o decreto reconhecendo a celebração como bem imaterial.

Nos siga no Google Notícias