ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Trator de esteira era utilizado por fazendeiro para desmatar Cerrado

Infrator foi flagrado realizando desmatamento ilegal de aproximadamente cinco hectares de vegetação nativa do Cerrado

Por Guilherme Correia | 03/07/2020 09:05
Trator de esteira era utilizado para realizar desmatamento ilegal (Foto: Divulgação/PMA)
Trator de esteira era utilizado para realizar desmatamento ilegal (Foto: Divulgação/PMA)

Homem de 45 anos foi flagrado por equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Cassilândia, a 418 quilômetros de Campo Grande, utilizando um trator de esteira para desmatar vegetação nativa do Cerrado no município vizinho, Paranaíba.

O flagrante foi feito ontem (2) durante fiscalização na zona rural. O proprietário da fazenda, sem devida licença ambiental, já havia destruído cinco hectares da área com uso do veículo.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Polícia, a estimativa é de que o desmatamento seguiria por uma área consideravelmente maior caso a prevenção não fosse feita.

Ele foi multado em R$ 5 mil e responderá por crime ambiental, com pena de três a seis meses de detenção, e deverá apresentar plano junto à PMA para a recuperação da área afetada.

Ações ilegais - Presente em dois terços da região de Mato Grosso do Sul, o bioma do Cerrado é um dos mais importantes de todo o País. O desmatamento dessa vegetação teve aumento expressivo no ano passado, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A derrubada cresceu 13,9% no ano passado, comparado a 2018. Os números vinham reduzindo desde 2016.


Confira a Galeria de Imagens: