ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Interior

UFGD abre inscrições para 70 vagas em curso de licenciatura indígena

Helio de Freitas, de Dourados | 26/01/2015 15:19

Estão abertas de hoje, dia 26, até 25 de fevereiro deste ano, as inscrições para o processo seletivo do curso de licenciatura intercultural indígena “Teko Arandu”, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Conforme a assessoria da instituição, serão disponibilizadas 70 vagas para índios das etnias guarani e kaiowá, que tenham certificado de conclusão do ensino médio ou documento equivalente. A inscrição é gratuita.

Os documentos necessários para inscrição são fotocópia do CPF, ficha de inscrição preenchida e assinada concordando com os termos do edital, documento de identificação e documento que ateste a etnia à qual pertence (no edital há uma declaração como anexo, mas outros documentos que atestem a etnia serão aceitos).

A documentação deve ser entregue nos locais que constam no edital de abertura e a ficha de inscrição pode ser retirada em um desses locais ou acessada via internet, pelo link http://cs.ufgd.edu.br/vestibular/pslin2015.

A UFGD orienta os candidatos a lerem atentamente o edital, para se informarem sobre endereços dos locais de inscrição, cronograma, conteúdo das provas e todos os detalhes que regem o processo seletivo. O endereço para acessar edital é http://200.129.209.183/arquivos/editais/78/FAIND/Edital_de_Abertura_PSLIN_2015%202.pdf. As provas serão nos dias 14 e 15 de março, em Dourados e Amambai.

O curso de licenciatura intercultural indígena tem como objetivo formar professores que atuem de forma diferenciada na educação escolar indígena, valorizando o conhecimento acadêmico e o tradicional, aquele herdado da própria cultura guarani-kaiowá, transmitido pelas lideranças dentro das comunidades.

A duração mínima da graduação é de quatro anos e meio e sua metodologia é baseada na pedagogia de alternância. Ou seja, os acadêmicos têm aulas na UFGD, no “tempo universidade”, e em sua própria aldeia, no “tempo comunidade”. Durante o curso os estudantes desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O profissional sai da universidade habilitado em uma das áreas oferecidas pelo curso – ciências sociais, linguagens, matemática e ciências da natureza.

Estudantes índias que concluíram licenciatura da UFGD; inscrições para curso deste ano estão abertas (Foto: Divulgação/UFGD)
Estudantes índias que concluíram licenciatura da UFGD; inscrições para curso deste ano estão abertas (Foto: Divulgação/UFGD)
Nos siga no Google Notícias