ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

UFGD inaugura primeiro polo do país localizado em aldeia indígena

Lúcio Borges | 15/05/2015 18:17

Mato Grosso do Sul será pioneiro na Educação do Ensino Superior para indígenas com estrutura dentro da própria aldeia na região da grande Dourados. A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) inaugurará o primeiro pólo do país localizado na aldeia Porto Lindo, sendo a primeira aldeia do país a receber tal pólo de educação superior à distância. A aula inaugural do curso de Licenciatura em Pedagogia acontece na noite desta sexta-feira (15) no pólo da área que fica no município de Japorã, a 487 quilômetros de Campo Grande.

O pólo da universidade foi idealizado em uma parceria com a prefeitura da cidade e com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), para atender 40 alunos, dos quais 20 são indígenas da etnia guarani. Uma das especificidades desta Licenciatura é uma grade curricular com ênfase na educação indígena, mas os graduados no curso poderão atuar em quaisquer escolas, indígenas ou não.

A aula inaugural de hoje, com o tema “Compreendendo o estudo online”, será ministrada pela diretora da Faced (Faculdade de Educação a Distãncia) da UFGD, Elizabeth Rocha, e tem como objetivo introduzir os alunos no ambiente virtual de maneira que eles possam entender a lógica do curso e ter autonomia para conduzir os estudos.

Para Elizabeth, a UFGD está cumprindo seu papel de instituição inclusiva quando estabelece um polo dentro da aldeia. “Estamos, de fato, consolidando a inclusão indígena no uso das tecnologias digitais. Agora, eles não precisam mais sair de casa para estudar ou ter acesso à internet, porque a Faced está indo para a aldeia”, explica a professora.

Presencial

Apesar de a Licenciatura ser a distância, estudantes e professores vão participar de encontros presenciais pelo menos uma vez por mês. Além disso, toda semana serão realizadas webconferências para acompanhamento do desenvolvimento do curso.

A Licenciatura em Pedagodia à distância com pólo em Japorã é aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) e possui fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Nos siga no Google Notícias