ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Vereadores têm até sexta para entregar defesa em processo de cassação

Idenor Machado, Pastor Cirilo e Denize Portolann estão presos; Pedro Pepa está solto, mas também afastado do mandato

Helio de Freitas, de Dourados | 27/02/2019 09:36
Denize Portolann está presa há quase quatro meses e enfrenta processo de cassação (Foto: Adilson Domingos)
Denize Portolann está presa há quase quatro meses e enfrenta processo de cassação (Foto: Adilson Domingos)

Termina sexta-feira, dia 1º de março, o prazo para entrega da defesa dos quatro vereadores que enfrentam processo de cassação na Câmara de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Todos estão afastados por determinação judicial e três encontram-se atrás das grades.

Idenor Machado (PSDB), que presidiu a Câmara por seis anos, Pastor Cirilo Ramão (MDB) e Pedro Pepa (DEM) foram denunciados na Operação Cifra Negra, desencadeada pelo Ministério Público para desmantelar um esquema de corrupção no Legislativo. Idenor e Cirilo estão presos.

Já a vereadora Denize Portolann (PR), presa há quase quatro meses no presídio feminino de Rio Brilhante, é ré na Operação Pregão, que descobriu falcatruas envolvendo licitações fraudulentas na prefeitura. Na época, ela era secretária de Educação.

Ao Campo Grande News, o presidente da Câmara, Alan Guedes (DEM), disse nesta quarta-feira (27) que os quatro vereadores foram notificados sobre os pedidos de cassação que originaram a instalação de quatro comissões processantes, no dia 4 deste mês.

Após o prazo para cada um entregar a defesa, as comissões terão cinco dias para emitir um parecer prévio pelo prosseguimento ou não do processo de cassação.

Na semana passada, o Ministério Público entregou à Câmara cópias das provas apuradas contra os quatro vereadores nas duas operações. O compartilhamento foi autorizado pelo juiz Luiz Alberto de Moura Filho, da 1ª Vara Criminal.

Idenor, Cirilo e Pepa foram denunciados outras 11 pessoas na Operação Cifra Negra, que investiga esquema criminoso de pagamento de propina a vereadores e servidores por empresas de tecnologia contratadas a preços superfaturados.

Denize Portolann é acusada de integrar uma organização criminosa instalada no setor de licitação da prefeitura, chefiada, segundo o MP, pelo ex-secretário de Fazenda João Fava Neto e pelo ex-diretor de licitação Anilton Garcia de Souza, também presos.

A trama envolvia dispensa ilegal de licitação para contratação de empresas aliadas do esquema, que retribuíam pagando propina aos servidores municipais.

Nos siga no Google Notícias