ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Vídeo: Jacarés "brotam" no interior e são flagrados até em estação de tratamento

É a terceira vez em uma semana que PMA é acionada para casos envolvendo esses animais

Tainá Jara | 07/02/2020 15:27
O animal foi capturado e solto em lagoa distante do local (Foto: Divulgação/PMA)
O animal foi capturado e solto em lagoa distante do local (Foto: Divulgação/PMA)

Pela terceira vez em uma semana, a PMA (Polícia Militar Ambiental) foi acionada para atender casos envolvendo jacarés. Desta vez, animal de um metro foi encontrado dentro de estação de tratamento da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), no município de Ribas de Rio Pardo, distante 102 quilômetros de Campo Grande.

Na quarta-feira, os policiais identificaram e multaram em R$ 5 mil um guia turístico por capturar animal silvestre da espécie Caiman latirostris (jacaré-de-papo-amarelo) e divulgar nas redes sociais, fato ocorrido na região do Distrito Nova Porto XV, em Bataguassu. No dia 1°, jacaré de 1,5 metro apareceu no pátio da PRF (Polícia Rodoviária Federal), no mesmo município.

Animal da mesma espécie foi encontrado hoje pelo funcionário da empresa de saneamento, que acionou a PMA para realizar a captura, já que o jacaré estava dentro de um tanque da estação de tratamento sanitário. Devido ao grande volume de chuvas, o bicho provavelmente foi levado pela enxurrada até o local.

O réptil, que média aproximadamente um metro, foi capturado e colocado em uma caixa de contenção. O animal estava em boas condições de saúde e sem quaisquer ferimentos e foi solto em uma lagoa distante dali e do perímetro urbano.

Animais silvestres - No ano passado, a PMA capturou 1.766 animais silvestres nos perímetros urbanos. Um aumento de 26,77% com relação a 2018 (1.393), o que representa uma média de 4,8 animais capturados diariamente. Os principais bichos capturados foram aves.

O desmatamento legal, ou ilegal, que acontece próximo às areas urbanas, diminui o habitat e alimento da fauna silvestre, que cada vez mais, precisa percorrer maiores distâncias na migração em busca de alimentos e acabam adentrando as cidades.

Nos siga no Google Notícias