A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020

10/01/2020 06:12

Com técnica e ingredientes regionais, coxinha ganha versão de carne de jacaré

Adaptação é assinada pelo chef Emerson Aguirre para restaurante de Corumbá. E aí, você provaria?

Danielle Valentim
Receita ganhou o terceiro lugar no Circuito do Festival Gastronômico (Fegasa) 2019.Receita ganhou o terceiro lugar no Circuito do Festival Gastronômico (Fegasa) 2019.

A coxinha é sem dúvidas o salgado mais querido do Brasil e, em Mato Grosso do Sul, ganhou uma versão com recheio de carne de jacaré. A receita foi criada para um concurso gastronômico em Corumbá, mas depois do sucesso acabou fixada no menu do restaurante. A adaptação é assinada pelo chef Emerson Aguirre, que incrementou com o creme cheese e, para empanar, a farinha panko.

A carne de jacaré abrange cada vez mais receitas no Estado. E já apareceu no pastel, sobá, espetinho, linguiça e até no sushi, como já divulgado pelo Lado B.

Lá em Corumbá, a coxinha foi adaptada para um concurso que acontece, anualmente, junto com o Festival América do Sul e conquistou o terceiro lugar. A ideia era produzir um prato com a carne do réptil com o valor entre R$ 25 e R$ 30.

A gerente do restaurante, Amanda Migueis, admite que a carne não é tão aceita pelos moradores da cidade e, por isso, a proposta teria de se aproximar dos clientes da cidade.

“Junto ao nosso chef decidimos pela coxinha, um salgado popular com ingredientes exóticos. Além da coxinha, nosso objetivo sempre foi manter um serviço contemporâneo popular, com técnicas de grandes cozinhas e ingredientes regionais”, frisa Amanda.

Popular, salgado ganhou carne de jacaré para conquistar moradores da cidade. "Popular", salgado ganhou carne de jacaré para conquistar moradores da cidade.

O chef Emerson que é formado em Gastronomia e pós-graduando em Gastronomia Funcional e Natural explica que a preparação da massa é a tradicional, no entanto, usa a mandioquinha.

“A massa de mandioquinha deixa o resultado mais aveludado. Além disso, a receita é para ser servida de forma fresca ou dentro de alguns dias, porque não suporta ser congelada como outros salgados. No recheio usamos a carne de jacaré, páprica e o creme cheese. Tudo em quantidade moderada para não interferir no sabor da carne”, garante.

Além do salgado, a “coxa” de jacaré glaceado ao molho roti e finalizada no alecrim também é especialidade da casa. A opção é servida com risoto de arroz negro e espuma de pimentão vermelho.

O restaurante Miguéis fica na Rua 15 de Novembro, 732, em Corumbá. No almoço, o estabelecimento trabalha à la carte, quilo e self service. No jantar somente à la carte.

Viu um prato inédito por aí? Mande para o ladobnews.com,br ou para nosso WhatsApp (067) 9 9669-9563.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2020 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.