ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Julgamento sobre Roraima amanhã gera expectativas em MS

Redação | 26/08/2008 14:24

O julgamento da demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que ocorrerá amanhã, terá atenção de proprietários rurais sul-mato-grossenses, pelas consequências que poderá ocasionar no processo demarcatório em curso em Mato Grosso do Sul.

O relator das ações que contestam a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol em área contínua, o ministro Carlos Ayres Britto, confirmou ontem que a decisão do tribunal sobre o assunto deverá influenciar o reconhecimento de novas áreas indígenas.

"Nós vamos decidir sobre Raposa Serra do Sol. Mas se decidirmos a partir de coordenadas constitucionais objetivas, é evidente que isso servirá de parâmetro para todo processo demarcatório, se não os passados, ao menos os futuros", diz o ministro.

Ayres Britto prevê que os ministros devem necessitar de pelo menos dois dias para decidir a questão, e comparou a complexidade do trabalho ao julgamento células tronco ocorrido no fim de maio.

O ministro Marco Aurélio Mello disse que caso o Poder Judiciário opte por anular a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR) em área contínua, a decisão abrirá precedentes para questionamentos sobre outras áreas.

"Sem dúvida alguma, se o Supremo fixar que a demarcação deve ser setorizada por ilhas, evidentemente, isso se estenderá a todo o território nacional", afirmou o ministro ontem pela manhã durante o Encontro Nacional do Judiciário.

Para o advogado Newley Amarilha, que defende produtores rurais da região Sul do Estado, em entrevista anterior ao Campo Grande News, a situação em Mato Grosso do Sul é "muito parecida com a da Raposa Serra do Sol". O advogado espera que o julgamento do STF sobre a situação em Roraima aponte uma solução para o impasse no Estado.

Nos siga no Google Notícias