A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

31/10/2011 22:09

Justiça anula 13 questões do Enem em todo o país

Débora Zampier, Luana Lourenço e Amanda Cieglinski, da Agência Brasil

A Justiça Federal no Ceará decidiu hoje (31) à noite anular 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 em todo o país devido ao vazamento das perguntas antes da aplicação do exame. De acordo com o juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, a divulgação prévia de parte do conteúdo da prova fere o princípio da isonomia.

“Não é o erro, mas o vazamento das questões que leva à nulidade das mesmas, por quebrar o princípio da isonomia. Assim, entendo razoável e proporcional, nesta oportunidade e neste momento processual, declarar a nulidade apenas das questões do certame Enem 2011 que foram objeto de vazamento e prévio conhecimento”, justifica o juiz em trecho da decisão. O Ministério da Educação (MEC) considerou a decisão desproporcional e exagerada e disse que vai recorrer nos próximos dias.

O pedido para que as provas do Enem fossem canceladas foi feito pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), após a constatação de que alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso antecipado a cerca de 14 questões que foram cobradas no exame. Os itens estavam em apostila distribuída pela escola semanas antes da aplicação do Enem e vazaram da fase de pré-testes do exame, da qual a escola participou em outubro de 2010.

A solução defendida pelo MEC é que os 639 alunos da escola cearense tenham as provas anuladas e façam um novo teste no fim de novembro. Mas o procurador da República Oscar Costa Filho pediu à Justiça que o Enem seja anulado – ou pelo menos as questões que estavam na apostila do Christus. O Inep argumentou ao juiz que o episódio ocorreu de forma localizada e que a reaplicação do exame aos alunos do colégio de Fortaleza não traz prejuízo à isonomia do concurso.

O pré-teste é feito pelo Inep para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade de cada uma. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. A Polícia Federal investiga se houve fraude na aplicação do pré-teste. O MEC confirma que 14 questões que estavam na apostila foram copiadas de dois dos 32 cadernos de pré-teste do Enem aplicado no ano passado a 91 alunos da escola.

As provas do Enem de 2011 foram aplicadas nos dias 22 e 23 deste mês.

Maioria dos leitores diz preferir vestibular tradicional a Enem
A maioria dos leitores do Campo Grande News não aprova o Enem como principal exame de acesso à universidade e diz preferir o vestibular tradicional, ...
Justiça Federal dá prazo de 72h para Inep explicar vazamento de questões
A Justiça Federal no Ceará deu prazo de 72 horas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para que se manifeste sobre o pedid...
Defensoria Pública da União quer anulação de questões que vazaram antes do Enem
A Defensoria Pública da União (DPU) vai recomendar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) que anule 14 questões do Exame Na...


e uma verdadeira precariedade as avaliaçôes do mec, um discaso com o cidadâo que pagou sua inscriçâo, pessoas que batalharam para obter uma boa nota para se ingressar em uma universidade, e o resultado tem sido essa falta competência que se alastra todos os anos no que diz respeito a elaboraçâo das provas ou outros problemas nos estamos falando de orgâos federais, cade reputaçâo,todo ano uma fato
 
edson teixeira do prado em 01/11/2011 03:51:57
È uma pena por causa de alguns quem conseguiu acertar essas questões acabou perdendo alguns pontos ai é palhaçada mais vai se fazer o que isso e Brasil tá difícil de escutar que o Enem correu tudo bem sempre tem que acontecer alguma coisa pra atrapalhar quem se dedica estuda para conseguir uma chance para entrar na faculdade isso precisa melhorar!!!!
 
waleska djanira em 01/11/2011 02:35:57
Fora Fernando Haddad!!! Não está conseguindo fazer com que o exame façam por todos com a devida segurança. Todo ano desde a criação do Enem é esse problema... Fora!! Caras pintadas já!!!! Fora!!!!
 
Cristian Murtinho em 01/11/2011 01:24:02
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions